Gestão de Ativos |
Antonio Carlos de Carvalho |
De 31/03/2025 até 09/05/2025 |
Realizar Inscrição
|
Centro histórico e bolsa do café |
A visita técnica ao Centro Histórico de Santos e ao Museu do Café visa proporcionar aos alunos uma experiência imersiva que complemente os estudos teóricos realizados em sala de aula.
Os principais objetivos são:
Compreender o impacto do ciclo do café na formação econômica e cultural do Brasil.
Analisar a arquitetura e os elementos artísticos do edifício da antiga Bolsa Oficial de Café, incluindo os vitrais e murais de Benedito Calixto .
Refletir sobre a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural.
Estimular a produção de relatos e análises críticas sobre a experiência vivenciada.
Durante a visita, os alunos participarão das seguintes atividades:
Passeio pelo Centro Histórico de Santos: Observação e registro das principais edificações e monumentos históricos.
Visita ao Museu do Café: Exploração das exposições permanentes e temporárias, com foco na trajetória do café no Brasil.
Oficina de análise crítica: Discussão em grupo sobre as impressões da visita e elaboração de textos reflexivos. |
De 14/04/2025 até 16/05/2025 |
Realizar Inscrição
|
Visita técnica Itaipu Ecomuseu [SJP-2025-1] |
O Ecomuseu de Itaipu é um espaço interativo que preserva e conta a história da construção da usina, seu impacto socioambiental e as transformações na região ao longo do tempo. Com exposições sobre engenharia, meio ambiente e desenvolvimento regional, o museu oferece uma experiência imersiva, conectando passado, presente e futuro da geração de energia.
A visita técnica tem como objetivo proporcionar aos alunos do curso técnico em Automação Industrial uma visão ampliada da evolução tecnológica e dos processos que envolvem a construção e operação da usina. Durante a visita, espera-se explorar maquetes interativas, sistemas expositivos com tecnologia aplicada e a relação entre inovação e sustentabilidade no setor energético.
Essa experiência permitirá aos alunos complementar sua formação com uma vivência histórica.
Obs.: Evento realizado em conjunto com o Campus Votuporanga, na proporção de 10 pessoas de SJP (conforme registrado neste evento) e 30 pessoas de VTP (conforme evento registrado por aquele Campus). |
De 21/02/2025 até 10/05/2025 |
Realizar Inscrição
|
Visita técnica Itaipu Binacional [2025-1] |
A Itaipu Binacional é a maior usina hidrelétrica do mundo em geração acumulada de energia, localizada na fronteira entre Brasil e Paraguai. Sua importância vai além da produção de energia limpa e renovável, sendo um exemplo de engenharia, inovação e integração entre tecnologias e países.
A visita técnica tem como objetivo proporcionar aos alunos do curso técnico em Automação Industrial uma visão prática dos conceitos estudados em sala de aula. Durante a visita, será possível conhecer sistemas automatizados de controle de geração de energia, processos de monitoramento e segurança, além das tecnologias empregadas para garantir a eficiência e sustentabilidade da usina.
Com essa experiência, os alunos não apenas aprofundarão seus conhecimentos, mas também visualizarão, na prática, a aplicação da automação em grande escala. Essa vivência aplicada e de alto impacto complementará sua formação, conectando teoria e prática em um dos maiores exemplos de automação e inovação do setor energético.
Obs.: Evento realizado em conjunto com o Campus Votuporanga, na proporção de 10 pessoas de SJP (conforme registrado neste evento) e 30 pessoas de VTP (conforme evento registrado por aquele Campus). |
De 21/02/2025 até 10/05/2025 |
Realizar Inscrição
|
Evento: Roda de Conversa com ThiagoTorres, o Chavoso da USP |
No dia 25 de abril, sexta-feira, às 16 horas, o Campus São Roque do IFSP fará uma Roda de Conversa com Thiago Torres, conhecido como Chavoso do USP, sobre ingresso no vestibular, vivências no ambiente universitário e racismo. Promovida pelo Coletivo Negro Dragão do Mar, SINASEFE-SP e Coordenadoria de Extensão, a atividade dialoga com demandas dos estudantes do Ensino Médio Integrado: priorizar falas de jovens para jovens. |
De 11/04/2025 até 26/04/2025 |
Realizar Inscrição
|
Roda de conversa: Nós estamos juntas! |
Dando importância à conscientização e ao acolhimento como algumas das práticas de combate à violência contra as mulheres, o coletivo Juntas! irá promover no dia 26/04 uma roda conversa intitulada Nós estamos juntas!. O intuito da atividade é promover um espaço de discussão acerca dos seguintes tópicos: situações de violência, situações de assédio, situações de importunação sexual; tipos de violência contra a mulher, o ciclo de violência doméstica; direitos e redes de apoio na cidade de Araraquara. Com uma abordagem expositiva, mas também traçando um diálogo com as/os participantes da atividade, objetiva-se criar um espaço instrutivo e de troca de conhecimentos/experiências, para que possa funcionar como mais uma ferramenta de identificação e de enfrentamento às violências de gênero. Sabemos, baseadas em bell hooks (2015), que todos nós estamos inseridos em um sistema violento e machista, combatê-lo é um processo de nos “desapegarmos de pensamentos e ações sexistas e substituí-los por pensamentos e ações feministas”. |
De 23/04/2025 até 26/04/2025 |
Realizar Inscrição
|
Visita técnica Usina Hidrelétrica de Itaipu |
Visita técnica à usina Hidrelétrica de Itaipu com os alunos do curso de Engenharia de Produção no dia 07/12/2023. |
De 22/04/2025 até 29/04/2025 |
Realizar Inscrição
|
GILSON ROGERIO MARCOMINI |
Palestra: "Posicione-se: Da Graduação à Consultoria em Gestão Estratégica de Pessoas” |
De 22/04/2025 até 29/04/2025 |
Realizar Inscrição
|
Grupo de Estudos - Laboratório de Política e Gestão da Educação Especial (LPGEEs) |
O Laboratório de Política e Gestão da Educação Especial (LPGEEs) é um Grupo de Pesquisa do IFSP, certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), possuindo atuação nos campi Hortolândia, Cubatão e Araraquara. Visa institucionalizar ações interdisciplinares de ensino, pesquisa, extensão e inovação, tendo surgido a partir da necessidade de formação continuada de profissionais em Educação Especial.
Em 2025, os encontros remotos mensais do LPGEEs, serão novamente abertos à comunidade. Confira o Cronograma:
09/04 – Quarta – às 19h
14/05 – Quarta – às 19h
11/06 – Quarta – às 19h
09/07 – Quarta – às 19h
13/08 – Quarta – às 19h
10/09 – Quarta – às 19h
08/10 – Quarta – às 19h
12/11 – Quarta – às 19h
05/12 – Quarta – às 19h
Para participar basta se inscrever pelo link: https://forms.gle/qba7qgsx7CEdfd5H9. O link da reunião será enviado por e-mail. Ao término do ano será emitido um certificado aos participantes, com Carga Horária Total, aos que obtiverem o mínimo de 75% de frequência. Mais informações sobre as Linhas de Pesquisa, os Eventos e as Publicações do LPGEEs podem ser obtidas acessando o site: https://lpgees.vercel.app/ |
De 09/04/2025 até 05/12/2025 |
Realizar Inscrição
|
CURSO DE INTRODUÇÃO À PRÁTICA COM DRONES |
Minicurso para o uso de drones no cotidiano da gestão ambiental |
De 20/04/2025 até 27/04/2025 |
Realizar Inscrição
|
CURSO DE INTRODUÇÃO A PRÁTICA COM DRONES |
Uso dos drones nos estudos e levantamento de dados na área ambiental. Curso promovido pelo grupo NEGRAS. |
De 31/03/2025 até 28/04/2025 |
Realizar Inscrição
|
Palestra: Introdução à Política da Educação Brasileira |
Palestra: Introdução à Política da Educação Brasileira |
De 22/04/2025 até 28/04/2025 |
Realizar Inscrição
|
Apreciação Artística Musical |
Apreciação de apresentação artística da camerata de cordas da orquestra de Sertãozinho |
De 14/04/2025 até 25/04/2025 |
Realizar Inscrição
|
Teste |
Teste |
De 21/04/2025 até 25/04/2025 |
Realizar Inscrição
|
LGPD em Foco: O Encontro entre Direito e Inovação Tecnológica |
LGPD em Foco: O Encontro entre Direito e Inovação Tecnológica |
De 17/04/2025 até 26/04/2025 |
Realizar Inscrição
|
Princípios Básicos de Software Livre: Fundamentos e Aplicações Práticas |
Princípios Básicos de Software Livre: Fundamentos e Aplicações Práticas |
De 17/04/2025 até 26/04/2025 |
Realizar Inscrição
|
Open Source Frameworks |
Open Source Frameworks |
De 17/04/2025 até 26/04/2025 |
Realizar Inscrição
|
FLISoL 2025 - Araraquara |
O Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre - FLISoL é um evento internacional, realizado anualmente, que ocorre de forma simultânea em diversas cidades da América Latina. O FLISoL é um evento descentralizado, onde diversas comunidades organizam e realizam seu festival, de forma voluntária, tendo como principal objetivo promover o uso de software livre. O objetivo é apresentar sua filosofia, alcance, avanços e desenvolvimento ao público em geral. O evento é gratuito e aberto a todo o público: curiosos, interessados e entusiastas do Software Livre. Nesse dia os voluntários propõe a instalação de Software Livre, como distribuições de GNU/Linux em geral. Alguns eventos também contam com palestras, oficinas, sala de degustação e gravações de mídias. A área de informática têm a característica de estar em constante atualização. Novas tecnologias e modelos aparecem a todo momento. O FLISoL vem como um meio de trazer essa atualização, promovendo novas tecnologias, contatos com empresas e a área acadêmica, sendo seu foco principal em software livre. Além disso, por ser um evento internacional, ajuda na divulgação e conhecimento do Instituto Federal de São Paulo e do Câmpus Araraquara. O objetivo do evento é promover a instalação e o uso de software livre, por meio de festivais de instalação, bem como a divulgação e a atualização de informações a respeito da utilização de software livre nas mais diversas aplicações e as implicações filosóficas decorrentes de seu uso. |
De 22/04/2025 até 26/04/2025 |
Realizar Inscrição
|
Desbravando o Linux: Sua Primeira Imersão no Mundo Open Source |
Desbravando o Linux: Sua Primeira Imersão no Mundo Open Source |
De 17/04/2025 até 26/04/2025 |
Realizar Inscrição
|
Introdução à Programação com Arduino |
Introdução à Programação com Arduino |
De 17/04/2025 até 26/04/2025 |
Realizar Inscrição
|
Desenvolvimento de jogos: Pré-produção, Produção e Distribuição |
Oficina organizada pelos alunos do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Salto, integrante do Projeto de Curricularização da Extensão do curso.
A oficina fará parte da programação do evento IFSOL, que ocorrerá no IFSP-Salto no dia 26/04/2025 |
De 21/04/2025 até 26/04/2025 |
Realizar Inscrição
|
Visita técnica à EXPOMAFE (Feira internacional de máquinas ferramenta e automação industrial) |
A EXPOMAFE é a maior e mais completa feira do setor na América Latina. Em sua terceira edição, realizada em maio de 2023, reuniu mais de 900 grandes marcas da indústria de máquinas-ferramenta e automação industrial. Em 2025, a expectativa é que o evento será ainda maior, destacando inovações, avanços tecnológicos e tendências globais do setor.
A visita à feira proporcionará aos alunos uma experiência interdisciplinar que vai além da sala de aula, permitindo a exploração de novas tecnologias. Essa abordagem alia teoria e prática, conectando conteúdos do curso a diferentes áreas do conhecimento.
Durante a EXPOMAFE, os estudantes terão a oportunidade de:
• Conhecer inovações de ponta e lançamentos exclusivos em máquinas e equipamentos que impulsionam a competitividade das empresas;
• Aprender com especialistas do setor, adquirindo insights valiosos para a tomada de decisões estratégicas no mundo dos negócios;
• Ampliar sua rede de contatos, interagindo com profissionais e líderes da indústria para discutir desafios e oportunidades do mercado;
• Vivenciar tecnologias de classe mundial, explorando soluções avançadas em engenharia, automação industrial e inovação para operações mais eficientes e inteligentes.
Com essa experiência, os alunos não apenas aprofundarão seus conhecimentos, mas também visualizarão, na prática, o futuro da indústria, complementando sua formação com vivências aplicadas e de alto impacto.
A feira ocorrerá no São Paulo Expo, Rod. dos Imigrantes - KM 1,5. |
De 07/02/2025 até 05/05/2025 |
Realizar Inscrição
|
IA na Mochila do Professor: Novas Ferramentas para Educar |
Nesta oficina interativa, futuros professores e professoras terão a oportunidade de conhecer de perto o universo da Inteligência Artificial e algumas de suas possíveis aplicações no cotidiano escolar. Vamos experimentar formas interessantes e divertidas de utilizar as IAs generativas e discutir, de forma crítica, os impactos éticos e pedagógicos dessas tecnologias. Mais do que aprender a usar, o foco é entender como e por que usar a IA de maneira consciente, criativa e alinhada aos desafios do papel do educador em tempos de algoritmos. |
De 17/04/2025 até 26/04/2025 |
Realizar Inscrição
|
Docker: Conceitos Básicos para Administradores de Sistemas |
Docker: Conceitos Básicos para Administradores de Sistemas |
De 17/04/2025 até 26/04/2025 |
Realizar Inscrição
|
TVBox: Descaracterização e Projetos |
TVBox: Descaracterização e Projetos |
De 17/04/2025 até 26/04/2025 |
Realizar Inscrição
|
Festival Indígena Moyamu |
O Festival Indígena Moyamu, em sua sexta edição, tem como foco central a força das mulheres indígenas em suas lutas por resistência e existência. O evento será realizado no dia 26 de abril de 2025, no IFSP – Campus Birigui, e contará com uma programação voltada à valorização dos saberes, das expressões artísticas e da presença das mulheres indígenas na sociedade brasileira. Entre as atividades previstas, destacam-se a roda de conversa com lideranças indígenas, que abordarão suas trajetórias e desafios cotidianos, uma exposição de livros com temática indígena, com obras de autoras e escritoras originárias, além de uma feira de artesanato indígena, com peças produzidas por artesãs da Aldeia Icatu. Também integra a programação um mini-sarau de literatura indígena, com leituras poéticas e interpretações de textos de autoria feminina indígena. |
De 15/04/2025 até 26/04/2025 |
Realizar Inscrição
|
Formação em Jogos de Empresas e Empreendedorismo |
Formação realizada para professores da rede estadual de educação. |
De 23/04/2025 até 24/04/2025 |
Realizar Inscrição
|
Visita técnica ao Zoológico de Sorocaba |
Esta visita técnica será realizada com objetivo de oportunizar aos estudantes uma vivência prática sobre as ações de educação ambiental em um espaço não formal, que complemente o aprendizado teórico desenvolvido em sala de aula. |
De 23/04/2025 até 26/04/2025 |
Realizar Inscrição
|
Oficina – “Pesquisa Com IA Sem Cometer Plágio” |
Apresentar aos pesquisadores um modelo de desenvolvimento de pré-projetos ou artigos científicos com a utilização de técnicas de Inteligência Artificial, utilizando ferramentas de IA como ChatGPT, ChatPDF e SCISPACE. |
De 22/04/2025 até 08/05/2025 |
Realizar Inscrição
|
AMPLIFICA - Introdução ao Minuto Escola: Formação em Audiovisual |
Introdução ao Minuto Escola: Formação em Audiovisual, com Marcelo Masagão |
De 23/04/2025 até 29/04/2025 |
Realizar Inscrição
|
Palestra - Aspectos Relevantes da Lei nº 8.112/1990 |
Andreia da Silva Correia é mestra em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2011) e graduada em História pela Universidade do Estado da Bahia (2008), com pesquisas voltadas para História de Gênero e História Patrimonial. Atualmente, realiza especialização na área de ensino da sociologia e filosofia. É técnica-administrativa na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) desde 2010, tendo exercido diversas funções administrativas, incluindo a chefia do Núcleo de Acompanhamento e Admissibilidade de Procedimentos Disciplinares. Também leciona na Faculdade Brasileira do Recôncavo desde 2018, em cursos como Direito, Pedagogia, Enfermagem e Fisioterapia, e preside a Comissão Própria de Avaliação desde 2021. Ministra ainda cursos voltados a processos administrativos disciplinares e atendimento ao público. |
De 23/04/2025 até 06/05/2025 |
Realizar Inscrição
|
Mudanças com os RHs/Segurança e Saúde do Trabalho com a NR -01 e os fatores de riscos psicossociais relacionados ao trabalho (Portaria MTE 1.419/24) |
Evento para diálogo / ponderações a respeito da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que estabeleceu novas diretrizes para a segurança e saúde no trabalho, incluindo a gestão da saúde mental dos colaboradores; tratando também da Lei nº 14.831/2024, a qual criou o Certificado Empresa Promotora da Saúde Mental, um reconhecimento para organizações que adotam boas práticas de promoção do bem-estar no ambiente corporativo. |
De 22/04/2025 até 26/04/2025 |
Realizar Inscrição
|
Theatro Municipal – Ópera "Don Giovanni" de Mozart |
“Ópera | Don Giovanni, de Wolfgang Amadeus Mozart”, no dia: 10/05/2025 -sábado, na Sala de Espetáculos - Theatro Municipal.
O ponto de encontro será nas escadarias do Theatro Municipal às 16h30 .
O metrô mais próximo é o Metrô Anhangabaú ,saída para a Rua Xavier de Toledo em direção ao Teatro Municipal .
Retorno previsto para as 21h30. O ingresso é gratuito. A ida e volta será por conta dos visitantes , |
De 23/04/2025 até 05/05/2025 |
Realizar Inscrição
|
Visita técnica Toyota |
Visita técnica à Toyota com os alunos do curso de Engenharia de Produção no dia 01/12/2022. |
De 22/04/2025 até 29/04/2025 |
Realizar Inscrição
|
Visita técnica à Romagnole - Mandaguari-PR [SJP-2025-1] |
A Romagnole Produtos Elétricos S.A. é uma das maiores fabricantes de produtos elétricos do Brasil, atuando neste mercado desde 1962. A visita técnica tem como objetivo proporcionar aos alunos do curso técnico em Automação Industrial uma visão prática da fabricação e aplicação de transformadores de distribuição, industriais e de força, cabines de entrada, medição, transformação, seccionamento e proteção, ferragens eletrotécnicas, estruturas para usinas solares, Smart Grid, postes e demais artefatos de concreto utilizados em redes elétricas. Essa vivência aplicada e de alto impacto complementará a formação dos alunos, conectando teoria e prática em um dos maiores fabricantes do setor elétrico brasileiro, cujos produtos estão presentes em todo o território nacional e em países das Américas, África e Oriente Médio. A Romagnole se localiza na rua Rocha Pombo, 335 - Centro, Mandaguari - PR, 86975-000. Obs.: Evento realizado em conjunto com o Campus Votuporanga, na proporção de 10 pessoas de SJP (conforme registrado neste evento) e 30 pessoas de VTP (conforme evento registrado por aquele Campus). |
De 11/03/2025 até 16/05/2025 |
Realizar Inscrição
|
Racismo em Sala de Aula |
Refletixão sobre como o racismo se manifesta no contexto educacional, seus impactos na vida dos estudantes e, principalmente, quais ações podemos tomar para construir um ambiente mais inclusivo, respeitoso e igualitário. |
De 26/03/2025 até 30/04/2025 |
Realizar Inscrição
|
Roda de conversa - ElasTech |
Roda de conversa entre diversas profissionais formadas no curso ADS e suas experiências na área.
Evento em parceria com o Google Developers Group de Caraguatatuba.
Alessandra Caroline Avelino (mediadora)
Diana Bianca Santos Rodrigues
Riany Batista de Oliveira
Beatriz Cristina Rodrigues de Lima
Giovanna Rosa Borges Pereira |
De 22/04/2025 até 25/04/2025 |
Realizar Inscrição
|
Minicurso Elaboração de Currículo e Entrevista de Emprego |
A Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda (Sedecon), em parceria com o recém-inaugurado Instituto Federal de São Paulo (Campus Bauru), está com inscrições abertas para o Minicurso “Elaboração de currículo e entrevista de emprego”. O Minicurso acontecerá na Sedecon, na segunda-feira, dia 28 de abril de 2025, em dois horários: das 09h às 12h ou das 13h às 16h. |
De 15/04/2025 até 28/04/2025 |
Realizar Inscrição
|
Minicurso Elaboração de Currículo e Entrevista de Emprego |
A Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda (Sedecon), em parceria com o recém-inaugurado Instituto Federal de São Paulo (Campus Bauru), está com inscrições abertas para o Minicurso “Elaboração de currículo e entrevista de emprego”. O Minicurso acontecerá na Sedecon, na segunda-feira, dia 28 de abril de 2025, em dois horários: das 09h às 12h ou das 13h às 16h. |
De 15/04/2025 até 28/04/2025 |
Realizar Inscrição
|
Medidas estruturantes para redução de riscos de desastres |
Palestra realizada pelo Coordenador de Obras de Prevenção da Secretaria Nacional de Periferias, Ministério das Cidades. |
De 23/04/2025 até 23/05/2025 |
Realizar Inscrição
|
Oficina - Fazendo Arte: Técnicas de Pintura para Crianças |
A presente oficina consiste em desenvolver duas técnicas de pintura juntamente aos/as licenciandos/as em Pedagogia: a primeira com giz de cera e folhas de árvore e plantas frottage, recolheremos folhas no campus, e a segunda técnica o "desenho escondido" utilizando bicarbonato/ açafrão, essas técnicas podem ser utilizadas com as crianças. |
De 23/04/2025 até 26/04/2025 |
Realizar Inscrição
|
Palestra - Guardião da Costeira |
O ativista Gigliard Ferreira irá ministrar uma palestra no auditório do campus IFSP Caraguatatuba sobre suas ações como Guardião da Costeira. O público-alvo será os alunos do curso técnico em Meio Ambiente e demais interessados no tema. |
De 03/04/2025 até 30/04/2025 |
Realizar Inscrição
|
XII Encontro de Ensino de Ciências da Natureza |
O XII Encontro de Ensino de Ciências da Natureza, ocorrerá na terceira semana de maio de 2025, no IFSP – Câmpus Barretos. O evento, cuja temática é “Entre Vidas e Vivências: Saberes que se Encontram e se (Trans)Formam”, tem como pano de fundo a urgência de refletirmos e construirmos uma educação científica que, por meio da pesquisa, investigação e argumentação no ensino, possibilite uma leitura mais consciente do mundo. Dessa forma, o evento contribuirá para que os participantes ampliem suas reflexões teóricas, e possam, assim, enfrentar as transformações sociais vivenciadas na contemporaneidade. O encontro propõe uma discussão sobre a função social do ensino, especialmente o de Ciências, e seu papel no combate a qualquer tipo de discriminação, bem como na valorização da diversidade presente em nossa sociedade. Consideramos que os processos educativos são construídos nas experiências e na reflexão sobre o vivido, em espaços marcados pelas relações sociais. Assim, a escolarização deve estar voltada para a formação de cidadãos e cidadãs comprometidos com a construção de uma sociedade equitativa e justa.
Vivemos em um cenário de persistência da discriminação e da falta de valorização da diversidade, além de uma crise ambiental preocupante para muitos, mas passivamente aceita e/ou negada por outros. Portanto, cabe a nós o enfrentamento dessas problemáticas por meio de uma educação científica humanizadora.
O evento é aberto a toda a comunidade, especialmente a estudantes das Licenciaturas, principalmente da área de Ciências da Natureza, além de professores e profissionais da educação. |
De 28/03/2025 até 09/05/2025 |
Realizar Inscrição
|
Acolhimento e habilidades sociais: ganhos e frustrações |
A palestra-oficina "Acolhimento e habilidades sociais: ganhos e frustrações", ministrada pela psicóloga e pesquisadora do GEPEACAHS Juliana Maria Cardoso de Oliveira, é uma atividade acadêmica organizada pelo curso de Pós-graduação em Humanidades do campus Pirituba do IFSP e contará como Atividade Complementar aos/às estudantes da Especialização em Humanidades. Os integrantes deste curso deverão assinar uma lista de presença específica para a emissão de certificado. |
De 14/04/2025 até 29/04/2025 |
Realizar Inscrição
|
MOSTRA MULTIDISCIPLINAR 2025/1° |
A Mostra Multidisciplinar 2025/1° se configura como um evento fundamental para a comunidade acadêmica, proporcionando aos alunos a oportunidade de apresentar seus trabalhos e projetos desenvolvidos nas disciplinas do semestre. O evento tem como objetivo específico, qualificar os estudantes para a escrita acadêmica, oferecer vivência de exposição pública de seu trabalho e de avaliação externa. Em virtude das paralisações ocorridas no primeiro semestre, o calendário acadêmico sofreu ajustes, impactando a realização de alguns eventos. Diante desse cenário, a equipe da Mostra Multidisciplinar optou por um formato mais flexível e adaptável, com apresentações dos trabalhos em formato de banners e seminários em sala de aula, nas respectivas disciplinas. As apresentações serão realizadas em 27 de junho de 2025 no saguão principal do campus. |
De 10/03/2025 até 20/06/2025 |
Realizar Inscrição
|
Jornada Tecnológica IFSP Suzano - Tema 4: Dashboards com Google Looker Studio |
Apresentação - Jornada Tecnológica IFSP Suzano
Seja bem-vindo à Jornada Tecnológica do IFSP Suzano em parceria com o SENAI Suzano!
Vamos mergulhar em quatro temas fundamentais para o mercado de tecnologia e análise de dados, com carga horária total de 144 hs.:
Tema 1: Microsoft Power BI
📅 Início: 19/03/2025 à 07/05/2025 - 8 aulas, às quartas-feiras, das 14 às 18h, sala - G105
Tema 2: Implantação de Serviços em Nuvem - AWS
📅 Início (a confirmar): 14/05/2025 à 09/07/2025- 10 aulas, às quartas-feiras, das 14 às 18h, sala - G105
Tema 3: Implantação de Serviços de Inteligência Artificial em Nuvem - Microsoft AI-900
📅 Início(a confirmar): 06/08/2025 à 08/10/2025- 10 aulas, às quartas-feiras, das 14 às 18h, sala - G105
Tema 4: Dashboards com Google Looker Studio
📅 Início(a confirmar): 22/10/2025 à 10/12/2025 - 8 aulas, às quartas-feiras, das 14 às 18h, sala - G105
📍 Local: IFSP Suzano
🎯 Público-alvo: Estudantes do ensino médio, graduação e comunidade externa interessada em tecnologia e inovação. |
De 24/02/2025 até 06/11/2025 |
Realizar Inscrição
|
Energia do Futuro |
Antonio Carlos de Carvalho |
De 31/03/2025 até 25/04/2025 |
Realizar Inscrição
|
Jornada Tecnológica IFSP Suzano - Tema 3: Implantação de Serviços de Inteligência Artificial em Nuvem - Microsoft AI-900 |
Apresentação - Jornada Tecnológica IFSP Suzano
Seja bem-vindo à Jornada Tecnológica do IFSP Suzano em parceria com o SENAI Suzano!
Vamos mergulhar em quatro temas fundamentais para o mercado de tecnologia e análise de dados, com carga horária total de 144 hs.:
Tema 1: Microsoft Power BI
📅 Início: 19/03/2025 à 07/05/2025 - 8 aulas, às quartas-feiras, das 14 às 18h, sala - G105
Tema 2: Implantação de Serviços em Nuvem - AWS
📅 Início (a confirmar): 14/05/2025 à 09/07/2025- 10 aulas, às quartas-feiras, das 14 às 18h, sala - G105
Tema 3: Implantação de Serviços de Inteligência Artificial em Nuvem - Microsoft AI-900
📅 Início(a confirmar): 06/08/2025 à 08/10/2025- 10 aulas, às quartas-feiras, das 14 às 18h, sala - G105
Tema 4: Dashboards com Google Looker Studio
📅 Início(a confirmar): 22/10/2025 à 10/12/2025 - 8 aulas, às quartas-feiras, das 14 às 18h, sala - G105
📍 Local: IFSP Suzano
🎯 Público-alvo: Estudantes do ensino médio, graduação e comunidade externa interessada em tecnologia e inovação. |
De 24/02/2025 até 20/08/2025 |
Realizar Inscrição
|
Jornada Tecnológica IFSP Suzano - Tema 2: Implantação de Serviços em Nuvem - AWS |
Apresentação - Jornada Tecnológica IFSP Suzano
Seja bem-vindo à Jornada Tecnológica do IFSP Suzano em parceria com o SENAI Suzano!
Vamos mergulhar em quatro temas fundamentais para o mercado de tecnologia e análise de dados, com carga horária total de 144 hs.:
Tema 1: Microsoft Power BI
📅 Início: 19/03/2025 à 07/05/2025 - 8 aulas, às quartas-feiras, das 14 às 18h, sala - G105
Tema 2: Implantação de Serviços em Nuvem - AWS
📅 Início (a confirmar): 14/05/2025 à 09/07/2025- 10 aulas, às quartas-feiras, das 14 às 18h, sala - G105
Tema 3: Implantação de Serviços de Inteligência Artificial em Nuvem - Microsoft AI-900
📅 Início(a confirmar): 06/08/2025 à 08/10/2025- 10 aulas, às quartas-feiras, das 14 às 18h, sala - G105
Tema 4: Dashboards com Google Looker Studio
📅 Início(a confirmar): 22/10/2025 à 10/12/2025 - 8 aulas, às quartas-feiras, das 14 às 18h, sala - G105
📍 Local: IFSP Suzano
🎯 Público-alvo: Estudantes do ensino médio, graduação e comunidade externa interessada em tecnologia e inovação. |
De 24/02/2025 até 28/05/2025 |
Realizar Inscrição
|
Encontro PIBID IFSP Salto 2025_1 |
Encontro dos Núcleos do PIBID do IFSP campus Salto do curso de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Letras. |
De 14/04/2025 até 14/05/2025 |
Realizar Inscrição
|
Ciclo de Diálogos: Laboratórios cidadãos e cozinhas cívicas |
Este é o segundo encontro do ciclo de diálogos sobre educações emancipadoras sociodigitais. Nele, iremos conhecer, nos inspirar e conversar sobre Laboratórios cidadãos e Cozinhas cívicas. Esses espaços de prototipação e cocriação de bens comuns, tem transformado a vida das pessoas ao redor do mundo, cultivando um ecossistema aberto, criativo e fraterno. Nesse encontro contaremos com a presença internacional de Claudia Garduño Garcia, doutora em Artes em Design pela Universidade Aalto (Finlândia) e gerente de projetos no Aalto Lab México além de Andrea Lapa, professora do Departamento de Metodologias de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina.
Esse encontro, além de um evento aberto à toda comunidade, é parte do curso livre de extensão Laboratório de Educações Emancipadoras Sociodigitais. |
De 07/04/2025 até 30/04/2025 |
Realizar Inscrição
|
Cuidado que Salva: Primeiros Socorros - parceria SAMU e IFSP Campus Cubatão |
Curso de Primeiros Socorros - parceria SAMU e IFSP Campus Cubatão, com o objetivo de proporcionar à comunidade interna orientações básicas de primeiros socorros. |
De 16/04/2025 até 28/04/2025 |
Realizar Inscrição
|
Cuidado que Salva: Primeiros Socorros - parceria SAMU e IFSP Campus Cubatão |
Curso de Primeiros Socorros - parceria SAMU e IFSP Campus Cubatão, com o objetivo de proporcionar à comunidade interna orientações básicas de primeiros socorros. |
De 16/04/2025 até 28/04/2025 |
Realizar Inscrição
|
Visita técnica a AGRISHOW |
Visita técnica à Agrishow em Ribeirão Preto, em 28/04/2025 |
De 04/04/2025 até 25/04/2025 |
Realizar Inscrição
|
Doação de Sangue no Auditório Aldo Ivo - Fundação Pró-Sangue e IFSP - 30 de Abril - 08h30 às 9h30 |
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
No campo "título" neste formulário não é necessário nenhum preenchimento.
Para garantir a segurança e a eficácia do processo de doação, é importante estar ciente dos seguintes impedimentos temporários e definitivos.
Impedimentos definitivos:
1- Ter estado mais de 5 anos consecutivos ou intermitentes na Europa após 1980 até os dias atuais.
2- Ter estado no Reino Unido ou na República da Irlanda por mais de 3 meses de forma cumulativa entre os anos 1980 e 1996.
Impedimentos temporários:
1- Viagem ao exterior nos últimos 30 dias.
2- Ter estado em áreas consideradas endêmicas para malária no Brasil ou no exterior (é preciso aguardar aguardar 12 meses após o retorno para doar sangue).
Outros motivos frequentes de inaptidão temporária:
1- Procedimento endoscópico: impede a doação por 6 meses.
2- Vacina contra gripe: impede a doação por 48 horas.
3- Outras vacinas podem impedir a doação por até 4 semanas.
Para outros impedimentos, favor consultar via e-mail: faleconosco@prosangue.sp.gov.br. |
De 01/04/2025 até 30/04/2025 |
Realizar Inscrição
|
Ciclo de Diálogos: Entrelaçando e cocriando as educações emancipadoras sociodigitais |
Este é o terceiro e último encontro do ciclo de diálogos sobre educações emancipadoras sociodigitais. Nele, a partir dos aprendizados e inspirações nos dois encontros anteriores, iremos traçar pontes e colocar em evidência os elementos possíveis para educações que buscam ser emancipadoras em nossas sociedades digitais.
Esse encontro, além de um evento aberto à toda comunidade, é parte do curso livre de extensão Laboratório de Educações Emancipadoras Sociodigitais. |
De 07/04/2025 até 07/05/2025 |
Realizar Inscrição
|
Formação básica em LIBRAS para o CRAS |
Pensando e entendendo à necessidade de uma formação equitativa para atendimento público no município de Campos do Jordão, o curso de Pedagogia do Instituto Federal de São Paulo - CJO em coesão ao CRAS da cidade, desenvolverá uma formação básica com foco em atendimento à população surda. Com isso, a equipe fará um evento de formação em nível básico em Libras para que os funcionários públicos possam atender aos surdos com efetividade e inclusão. |
De 31/03/2025 até 05/05/2025 |
Realizar Inscrição
|
II Seminário de Estudos Linguísticos e de Ensino de Línguas (II SELINEL) |
O Seminário de Estudos Linguísticos e de Ensino de Línguas (SELINEL) é um evento organizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Itaquaquecetuba, em parceria com a Universidade Federal de Roraima (UFRR), além da Faculdade de Educação (FEUSP) e da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP).
Objetivamos com o evento promover o diálogo e o intercâmbio de experiências entre pesquisadore(a)s brasileiro(a)s e estrangeiro(a)s, que se dedicam aos estudos linguísticos e à pesquisa em ensino de línguas. Em sua primeira edição, o SELINEL foi realizado em abril de 2024, e contou com atividades online e presenciais realizadas no IFSP e na UFRR de forma gratuita.
Em sua segunda edição, o evento segue totalmente gratuito e reúne atividades como mesas-redondas e simpósios temáticos, com participação de pesquisadores da área. O evento ocorrerá de forma híbrida: parte online, parte presencial (na USP). As inscrições para submissão de propostas de oficinas, minicursos e simpósios temáticos já estão abertas. |
De 07/04/2025 até 30/04/2025 |
Realizar Inscrição
|
Visita técnica Itaipu - Refúgio Biológico Bela Vista [SJP-2025-1] |
O Refúgio Biológico Bela Vista, mantido pela Itaipu Binacional, é um espaço dedicado à conservação da fauna e flora, criado para mitigar os impactos ambientais causados pela construção da usina. Além de abrigar espécies nativas da Mata Atlântica, o local desenvolve pesquisas e projetos voltados à sustentabilidade e preservação ambiental.
A visita técnica tem como objetivo proporcionar aos alunos do curso técnico em Automação Industrial uma visão prática da aplicação da tecnologia na gestão ambiental. Durante a visita, espera-se conhecer sistemas automatizados de monitoramento de fauna e flora, controle da qualidade da água, gestão de resíduos e climatização de habitats.
Essa experiência permitirá aos alunos compreender como a automação contribui para a sustentabilidade, ampliando sua formação com exemplos reais de inovação aplicada ao meio ambiente
Obs.: Evento realizado em conjunto com o Campus Votuporanga, na proporção de 10 pessoas de SJP (conforme registrado neste evento) e 30 pessoas de VTP (conforme evento registrado por aquele Campus, disponível em: https://suap.ifsp.edu.br/eventos/evento/12123/). |
De 21/02/2025 até 10/05/2025 |
Realizar Inscrição
|
Visita técnica ao Parquetec Itaipu - Foz do Iguaçu-PR [SJP-2025-1] |
A visita técnica ao Parque Tecnológico Itaipu ( Parquetec) proporcionará aos alunos do IFSP - Campus São José do Rio Preto do curso Técnico em Automação Industrial uma experiência enriquecedora, permitindo o contato direto com projetos inovadores e a compreensão da aplicação de tecnologias avançadas. Além disso, oferecerá a oportunidade de conhecer a infraestrutura do parque e interagir com profissionais do setor, ampliando a visão sobre novas tecnologias e incentivando o desenvolvimento de soluções inovadoras. Dessa forma, fortalecerá a conexão entre teoria e prática, preparando os alunos para os desafios e as exigências do campo da automação industrial.
Parquetec Itaipu - Av. Tancredo Neves, 6731 - Jardim Itaipu, Foz do Iguaçu - PR, 85867-900. |
De 13/03/2025 até 16/05/2025 |
Realizar Inscrição
|
Visita técnica Núcleo da Floresta |
Visita técnica com as turmas de TGA1, TGA3 e TGA5 para a institução de pesquisa e extensão Núcleo da Floresta coordenada pelo biólogo Rafael Mana, visando entender como se dá a gestão de um projeto e/ou empresa que tem a questão ambiental como centro do seu funcionamento.
Link no instagram :@nucleodafloreta |
De 07/04/2025 até 25/04/2025 |
Realizar Inscrição
|
Visita cultural - Marco das três fronteiras |
Compreendendo a Extensão como um processo educativo, cultural e científico, ela possibilita e incentiva, às comunidades interna do IFSP ultrapassar os muros da instituição em busca de trocas de informações técnicas, socioculturais, empreendedoras, etc. Essa atividade envolve integração dos alunos, ação cultural, contemplação e observações técnicas de engenharia e da biodiversidade, sob o ponto de vista de cada um.
Local: Marco das Três Fronteiras - Rua Marco das Três Fronteiras, s/n, Loteamento Parque das Três Fronteiras, Foz do Iguaçu, PR, 85.855-616. |
De 13/03/2025 até 16/05/2025 |
Realizar Inscrição
|
A atuação da Defesa Civil no desastre da costa Sul de São Sebastião em 2023 |
Palestra ministrada para os alunos de Engenharia Civil matriculados na disciplina Extensão I |
De 07/04/2025 até 07/05/2025 |
Realizar Inscrição
|
A atuação do Comitê de Calamidade Pública do CREA-SP no desastre da costa Sul de São Sebastião em 2023 |
Palestra para os alunos de Engenharia Civil matriculados na disciplina Extensão I |
De 07/04/2025 até 07/05/2025 |
Realizar Inscrição
|
Estratégias de adaptação às mudanças climáticas na busca por cidades resilientes |
Palestra para os alunos de Engenharia Civil matriculados na disciplina de Extensão I |
De 07/04/2025 até 07/05/2025 |
Realizar Inscrição
|
Minicurso de Montagem de Chapas SIMPLÍSSIMA T3/2025 |
Esse treinamento destina-se a apresentação da linha de chapas Simplíssima. Um produto lançamento no mercado de construção a seco, para ser usado como revestimento. Serão abordados os seguintes assuntos: Histórico e características do produto; Dimensões; Modelos; Possibilidades de uso; Quantificação: chapas e insumos; Transporte, estocagem e manuseio; Corte (prática); Aplicação: formas e produtos indicados (prática); Acabamento (prática). |
De 11/04/2025 até 12/06/2025 |
Realizar Inscrição
|
Projetando com Sistemas Drywall Gypsum T2/2025 |
O participante aprenderá a projetar com todas as tipologias de sistemas Drywall, entendendo suas diferentes aplicações e limitações, bem como realizar quantitativos destes sistemas e aplicação das Normas. Também aprenderá a utilizar todas as ferramentas disponíveis para a realização de especificações dos sistemas construtivos Etex. |
De 20/02/2025 até 13/05/2025 |
Realizar Inscrição
|
Visita à Latamcan 2025 - Atibaia/SP |
Trata-se de uma visita técnica, com profissionais da área de Metalurgia, Metais e Materiais Não ferrosos, à Conferencia Latino Americana, Latamcan, no dia 22 de maio de 2025 das 15h00 às 18h00 em Atibaia/ SP, com saída do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Itaquaquecetuba. |
De 11/03/2025 até 07/05/2025 |
Realizar Inscrição
|
Visita técnica à Subestação de Foz do Iguaçu [SJP-2025-1] |
A Subestação de Furnas desempenha um papel fundamental no Sistema Interligado Nacional, sendo responsável pela transmissão de grandes blocos de energia, incluindo a retificação e transmissão em corrente contínua para longas distâncias. A visita técnica tem como objetivo proporcionar aos alunos do curso técnico em Automação Industrial uma visão prática dos conceitos estudados em sala de aula, especialmente no que se refere à conversão de corrente alternada para corrente contínua (HVDC) e sua importância para a eficiência energética.
Durante a visita, será possível conhecer os sistemas automatizados de controle e proteção da subestação, os processos de monitoramento e segurança, além das tecnologias empregadas para garantir a estabilidade e confiabilidade da transmissão de energia. Os alunos terão a oportunidade de compreender como a automação industrial é aplicada no setor elétrico, sendo que essa experiência enriquecedora conectará teoria e prática, ampliando a formação dos alunos e preparando-os para os desafios do setor elétrico.
Obs.: Evento realizado em conjunto com o Campus Votuporanga, na proporção de 10 pessoas de SJP (conforme registrado neste evento) e 30 pessoas de VTP (conforme evento registrado por aquele Campus). |
De 26/02/2025 até 17/05/2025 |
Realizar Inscrição
|
Montagem de Forro GypSOM helix - T2/2025 |
Esse treinamento tem como abordagem a apresentação de forros acústicos montados sob estruturas diferenciadas. Apresentando o lançamento da Gypsum, as chapas GypSom Hélix. Serão abordados os seguintes assuntos: Apresentação dos sistemas de forros acústicos GypSOM; Índices de absorção sonora de cada modelo forro; Possibilidades de aplicação; Tipos de chapas: dimensões, modelos, peso e espessura; Apresentação da estrutura bi-direcional; Quantificação: chapas, estrutura e insumos; Transporte: manuseio e estocagem; Montagem da estrutura bi-direcional (prática); Corte e instalação das chapas (prática); Acabamento (prática). |
De 21/03/2025 até 06/05/2025 |
Realizar Inscrição
|
Visita técnica ao PNI-Cataratas [SJP-2025-1] |
O Parque Nacional do Iguaçu, lar das majestosas Cataratas do Iguaçu, é uma área de preservação ambiental reconhecida como Patrimônio Natural da Humanidade. Além de sua importância ecológica, o parque desenvolve projetos voltados à conservação da biodiversidade e à sustentabilidade. A visita técnica tem como objetivo proporcionar aos alunos do curso de Automação Industrial uma visão ampla e concreta sobre essas iniciativas, permitindo a compreensão da aplicação da tecnologia na gestão ambiental. Além do aprendizado técnico, os alunos terão a oportunidade de apreciar as deslumbrantes paisagens, a rica fauna e flora, tornando o evento também uma experiência sociocultural enriquecedora.
Obs.: Evento realizado em conjunto com o Campus Votuporanga, na proporção de 10 pessoas de SJP (conforme registrado neste evento) e 30 pessoas de VTP (conforme evento registrado por aquele Campus). |
De 26/02/2025 até 17/05/2025 |
Realizar Inscrição
|
Montagem de Forro GypSOM helix - T3/2025 |
Esse treinamento tem como abordagem a apresentação de forros acústicos montados sob estruturas diferenciadas. Apresentando o lançamento da Gypsum, as chapas GypSom Hélix. Serão abordados os seguintes assuntos: Apresentação dos sistemas de forros acústicos GypSOM; Índices de absorção sonora de cada modelo forro; Possibilidades de aplicação; Tipos de chapas: dimensões, modelos, peso e espessura; Apresentação da estrutura bi-direcional; Quantificação: chapas, estrutura e insumos; Transporte: manuseio e estocagem; Montagem da estrutura bi-direcional (prática); Corte e instalação das chapas (prática); Acabamento (prática). |
De 07/05/2024 até 24/07/2025 |
Realizar Inscrição
|
VI Simpósio de Literatura Latino-americana contemporânea: tensões, imaginários e intersecções |
IV Simpósio de Literatura Latino-americana contemporânea: tensões, imaginários e intersecções (IV SILLAC), organizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) Campus Itaquaquecetuba, em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), a Universidade Estadual de Londrina (UEL), a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e a Universidade de Pernambuco (UPE). O evento terá como anfitriã a Universidade de Pernambuco (UPE) e ocorrerá de maneira remota entre os dias 09 e 11 de setembro de 2025.
O IV SILLAC tem como objetivo promover o diálogo e o intercâmbio de experiências entre pesquisadore(a)s brasileiro(a)s e estrangeiro(a)s, que se dedicam aos estudos da literatura latino-americana contemporânea, entendida como a produção literária realizada a partir de 1970. O evento será totalmente gratuito e reunirá atividades como mesas-redondas temáticas com pesquisadores e escritores nacionais, oficinas e minicursos, além de sessões de comunicação livre. |
De 15/04/2025 até 02/09/2025 |
Realizar Inscrição
|
Executive Training in Corporate and Business Strategy: A Vision Based on Strategic Formulation |
Está preparado para uma imersão profunda e transformadora no universo da estratégia corporativa e de negócios? Esta capacitação executiva foi projetada para fornecer uma compreensão avançada dos fundamentos e das últimas tendências da administração estratégica. Através de uma abordagem prática e aplicada, baseada no renomado livro Safari de Estratégias, você terá a oportunidade de explorar conceitos inovadores e suas implicações no mundo real dos negócios. Guiado por especialistas de renome, esta série de módulos trará uma análise crítica das principais escolas de pensamento estratégico, desafiando conceitos tradicionais e capacitando você a enfrentar os desafios complexos do ambiente corporativo com uma visão estratégica aguçada. A capacitação se concentra não apenas em teoria, mas também em como transformar esse conhecimento em ação prática, proporcionando a você ferramentas essenciais para tomar decisões estratégicas assertivas e bem fundamentadas. Esta é uma oportunidade única para expandir seus horizontes e aprimorar suas habilidades, preparando-o para lidar com as demandas e incertezas do mercado de forma eficaz e inovadora. Ao final dessa capacitação, você estará pronto para implementar estratégias corporativas de sucesso, impulsionando o desempenho organizacional e se destacando no cenário executivo atual. Junte-se a nós nesta jornada de aprendizado intensivo e dê um salto significativo na sua carreira executiva. |
De 01/04/2025 até 09/07/2025 |
Realizar Inscrição
|
Palestra da Lorenzetti |
Será realizada uma palestra com o representante da Lorenzetti para a apresentação de diversos produtos e soluções voltados ao Design de Interiores, além da pegada ambiental. Esta palestra é direcionada aos alunos do terceiro e quinto semestres do Curso de Tecnologia em Design de Interiores visando o aprofundamento dos conhecimentos e conteúdos ministrados nas disciplinas de Materiais e Técnicas e Design e Meio Ambiente II. |
De 02/04/2025 até 24/05/2025 |
Realizar Inscrição
|
3º Tour Inclusivo - Visita Monitorada ao Lar das Moças Cegas |
A Visita Monitorada ao LMC é a oportunidade ideal para que os membros da comunidade escolar esclareçam dúvidas, aprofundem conhecimentos sobre deficiência visual e conheçam os recursos e serviços oferecidos pela instituição. O evento é uma ação inclusiva promovida pelo Projeto de Extensão Campus Cubatão Inclusivo (CACUIN), com o apoio do NAPNE e do Projeto de Ensino Rede de Leitura Inclusiva (RELEIN). Ponto de Encontro e Local da Visita: Av. Ana Costa, 198 - Campo Grande, Santos - SP. Horário: 8:30 às 11:30 horas. |
De 24/03/2025 até 25/04/2025 |
Realizar Inscrição
|
XXI Olimpíada Brasileira de Biologia |
A OBB é um projeto voltado para estudantes de Ensino Médio, organizado pelo Instituto Butantan e apoiado pela ESIB, com o intuito de promover e disseminar o conhecimento nas áreas da Biologia. |
De 09/04/2025 até 30/04/2025 |
Realizar Inscrição
|
1a. Oficina de Conversão de Equipamentos Apreendidos pela Receita Federal em Computadores para uso Social |
Esta oficina busca reunir alunos dos cursos técnicos, técnicos integrados, graduação e pós-graduação em um esforço para descaracterizar equipamentos apreendidos pela policia federal que transformavam as TVS em TVs Smart, a descaracterização consiste em instalar o sistema operacional ArmBian, dentro do projeto Bem te vi, da Receita Federal. Esses equipamentos a princípio ilegais, após verificação da receita podem ser usados como computadores pessoais. Nessa Oficina os alunos irão desmontar a caixa para ação direta na placa mãe e instalar uma versão chamada Educabox com Armbian, que é uma versão com software voltados a área de educação. |
De 11/04/2025 até 26/04/2025 |
Realizar Inscrição
|
Doação de Sangue no Auditório Aldo Ivo - Fundação Pró-Sangue e IFSP - 30 de Abril - 10h31 às 11h15 |
INFORMAÇÕES IMPORTANTES No campo "título" neste formulário não é necessário nenhum preenchimento. Para garantir a segurança e a eficácia do processo de doação, é importante estar ciente dos seguintes impedimentos temporários e definitivos. Impedimentos definitivos: 1- Ter estado mais de 5 anos consecutivos ou intermitentes na Europa após 1980 até os dias atuais. 2- Ter estado no Reino Unido ou na República da Irlanda por mais de 3 meses de forma cumulativa entre os anos 1980 e 1996. Impedimentos temporários: 1- Viagem ao exterior nos últimos 30 dias. 2- Ter estado em áreas consideradas endêmicas para malária no Brasil ou no exterior (é preciso aguardar aguardar 12 meses após o retorno para doar sangue). Outros motivos frequentes de inaptidão temporária: 1- Procedimento endoscópico: impede a doação por 6 meses. 2- Vacina contra gripe: impede a doação por 48 horas. 3- Outras vacinas podem impedir a doação por até 4 semanas. Para outros impedimentos, favor consultar via e-mail: faleconosco@prosangue.sp.gov.br. |
De 01/04/2025 até 30/04/2025 |
Realizar Inscrição
|
ATPA em movimento |
Nome da oficina: ATPAs em movimento Objetivo da oficina: Desenvolver estratégias de orientação para auxiliar os estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia no cumprimento das Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento. Objetivos específicos: Entender o que são as ATPAs e sua importância nos processos formativos. Compreender os processos de cadastro, controle e acompanhamento das ATPAs. Proporcionar espaços de discussão entre a comunidade acadêmica acerca das ATPAs. Carga horária: O curso possui cerca de 5 horas de duração, que estão distribuídas entre vídeos, leituras, atividades práticas e interações no fórum, proporcionando uma experiência integral para a comunidade acadêmica. Público-alvo: Estudantes dos primeiros anos do curso de Licenciatura em Pedagogia |
De 14/04/2025 até 02/06/2025 |
Realizar Inscrição
|
V Ciclo de Lives: Tardes de Maio | Mesa 1 - Emergências climáticas e ambientais: impactos e desafios |
O projeto Tardes de Maio é uma iniciativa do grupo de pesquisa “RDH pesquisas”, coordenado pela professora Maria José de Rezende, na Universidade Estadual de Londrina (UEL). O ciclo de mesas-redonda teve início em 2021, ainda durante o período de restrições sanitárias causadas pela pandemia de Covid-19, razão pela qual a atividade foi, desde o início, pensada para ser realizada no formato online. O grupo realiza pesquisa sobre os Relatórios do Desenvolvimento Humano, documentos lançados pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), e aborda temáticas diversas. Desde a primeira edição, o evento foi organizado de forma colaborativa entre o grupo de pesquisa e a Comissão de Cultura da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina (UTFPR-LD). Para a edição de 2023, além das suas instituições o IFSP, Campus Ilha Solteira, representado pela Comissão de Extensão, soma-se ao grupo de instituições organizadoras. Na presente edição de 2025 as mesas discutirão as crises climáticas e ambientais em suas mais variadas facetas e perspectivas. O evento conta com abordagens desde as Ciências Biológicas, as Ciências Sociais, a Geografia, etc. Olhar para as crises climáticas de uma perspectiva interdisciplinar parece urgente diante da urgência e da gravidade das questões que se apresentam. |
De 17/04/2025 até 30/05/2025 |
Realizar Inscrição
|
Poluição do Ar e os Desafios Climáticos |
O evento consistirá em uma palestra com o prof. Dr. Flávio Manoel Rodrigues da Silva Júnior, presidente da Sociedade Brasileira de Ecotoxicologia, que abordará a problemática da questão ambiental envolvida pela poluição atmosférica. Serão abordados poluentes atmosféricos, suas implicações e os efeitos sobre a dinâmica no ambiente. O professor Flávio tem vasta experiência no assunto, com mais de 190 artigos publicados e orientação de 28 teses e dissertações. A palestra abordará cases de estudo e resultados de trabalhos do grupo de pesquisa liderado pelo professor. |
De 18/04/2025 até 28/04/2025 |
Realizar Inscrição
|
Doação de Sangue no Auditório Aldo Ivo - Fundação Pró-Sangue e IFSP - 30 de Abril - 09h30 às 10h30 |
INFORMAÇÕES IMPORTANTES No campo "título" neste formulário não é necessário nenhum preenchimento. Para garantir a segurança e a eficácia do processo de doação, é importante estar ciente dos seguintes impedimentos temporários e definitivos. Impedimentos definitivos: 1- Ter estado mais de 5 anos consecutivos ou intermitentes na Europa após 1980 até os dias atuais. 2- Ter estado no Reino Unido ou na República da Irlanda por mais de 3 meses de forma cumulativa entre os anos 1980 e 1996. Impedimentos temporários: 1- Viagem ao exterior nos últimos 30 dias. 2- Ter estado em áreas consideradas endêmicas para malária no Brasil ou no exterior (é preciso aguardar aguardar 12 meses após o retorno para doar sangue). Outros motivos frequentes de inaptidão temporária: 1- Procedimento endoscópico: impede a doação por 6 meses. 2- Vacina contra gripe: impede a doação por 48 horas. 3- Outras vacinas podem impedir a doação por até 4 semanas. Para outros impedimentos, favor consultar via e-mail: faleconosco@prosangue.sp.gov.br. |
De 01/04/2025 até 30/04/2025 |
Realizar Inscrição
|
VISITA TÉCNICA AO CENTRO HISTÓRICO DE SANTOS (PARTE II) |
VISITA TÉCNICA AO CENTRO HISTÓRICO DE SANTOS (PARTE II)
• Data: 26/04/2025 (Sábado)
• Horário: 9h30 às 13h30
• Modalidade: Caminhada, público-alvo: discentes, servidores e comunidade externa.
🔹 Ponto de Encontro:
Palácio José Bonifácio (Prefeitura de Santos)
Praça Mauá, s/nº – Centro Histórico
Figura 1 - Palácio José Bonifácio
Fonte: https://santosturismo.files.wordpress.com/2013/03/palacio-jose-bonifacio.jpg
🗺️ ROTEIRO CULTURAL
1. Palácio José Bonifácio
Sede da Prefeitura de Santos, com arquitetura neoclássica e obras de Benedito Calixto.
2. Edifício dos Correios
Construção dos anos 1920 com estilo eclético e Art Déco.
3. Panteão dos Andradas
Memorial histórico de José Bonifácio e seus irmãos.
4. Complexo do Carmo
Igrejas barrocas com ricas talhas e história religiosa.
5. Praça da Alfândega
Marco da atividade portuária do período imperial.
6. Catedral de Santos
Estilo neogótico, vitrais coloridos e importante valor espiritual.
7. Teatro Coliseu
Majestoso teatro inaugurado em 1909, com restauro recente.
8. Casa do Trem Bélico
Construção de 1734 que hoje abriga o Museu de Arte Sacra.
9. Outeiro de Santa Catarina
Marco zero da cidade, com mirante e paisagem histórica.
________________________________________
⚠️ ORIENTAÇÕES IMPORTANTES
● Use calçado confortável e leve protetor solar;
● Traga garrafinha de água;
● Chegue com pontualidade;
● É recomendável que leve um caderno para anotações;
● Em caso de chuva forte, a visita poderá ser remarcada.
________________________________________
📄 REFERÊNCIAS
BRASIL. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Conjuntos Arquitetônicos de Santos. Disponível em: https://www.gov.br/iphan. Acesso em: 07 abr. 2025.
DIOCESE DE SANTOS. Catedral de Santos. Disponível em: https://diocesedesantos.com.br. Acesso em: 07 abr. 2025.
MUSEU DE ARTE SACRA DE SANTOS. Casa do Trem Bélico. Disponível em: https://museudeartesacra.com.br. Acesso em: 07 abr. 2025.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTOS. Teatro Coliseu. Disponível em: https://www.santos.sp.gov.br. Acesso em: 07 abr. 2025.
SANTOS. Secretaria de Turismo. Santos Turismo. Disponível em: https://www.turismosantos.com.br. Acesso em: 07 abr. 2025.________________________________________
IFSP Campus Cubatão – Bacharelado em Turismo |
De 17/04/2025 até 27/04/2025 |
Realizar Inscrição
|
Minicurso "Do Livro Didático à Vida Real: Desencapsulando o Ensino-Aprendizagem de Línguas Adicionais por meio de Atividades Sociais Doutoranda Milena Maria Nunes de Matos Carmona |
O currículo escolar, infelizmente, se mostra distante das vivências sociais dos estudantes, especialmente no que diz respeito ao ensino-aprendizagem de línguas adicionais. Práticas pedagógicas baseadas na memorização de vocabulário e na aplicação da gramática de forma descontextualizada ainda se fazem presentes em um mundo que se constitui, dia a dia, mais diverso, multicultural e multimodal. Em face desse cenário, é preciso promover um ensino-aprendizagem que seja engajado com as necessidades dos diferentes contextos, a partir do qual os sujeitos possam usar as línguas adicionais como prática social. Nesse sentido, a desencapsulação curricular (Engeström, 2002; Liberali, 2019) visa romper com as práticas mecanizadas que foram cristalizadas historicamente, opondo-se a um modelo de educação bancária (Freire, 1987), no qual o educador é o depositário e o educando o receptor passivo do conhecimento. Um dos modos para a desencapsulação reside no conceito de atividade social (Liberali, 2009), que compreende o ensino-aprendizagem como uma atividade humana que possibilita a participação plena dos sujeitos em contextos diversos. Este minicurso tem como objetivo auxiliar professores de línguas adicionais no planejamento e na implementação de práticas pedagógicas que favoreçam tanto o desenvolvimento das competências linguístico-discursivas (Bakhtin, 1992), quanto a participação autônoma, ética e responsiva dos sujeitos no mundo, proporcionando-lhes mobilidade para agirem nas mais diversas situações da vida real (Marx e Engels, 2006). Inicialmente, faremos uma breve retomada das concepções teórico-metodológicas que ainda permeiam o ensino-aprendizagem de línguas adicionais. Em seguida, apresentaremos o conceito de desencapsulação curricular (Engeström, 2002; Liberali, 2019) a partir dos estudos de Vygotsky (1991), Leontiev (1978) e Engeström (2002), que visam um ensino expansivo e transformador por meio do qual o sujeito torna-se capaz de construir novos sentidos e significados de acordo com sua dimensão social, histórica e cultural. A partir dessa perspectiva, apresentaremos o conceito de atividade social (Liberali, 2009) como uma possibilidade de desencapsular (Engeström, 2002; Liberali, 2019) o ensino-aprendizagem de línguas adicionais, ao articular os conteúdos curriculares aos conhecimentos cotidianos. Em seguida, discutiremos alguns planos de aula pautados nessa perspectiva teórica-metodológica que visam integrar a vida dentro e fora da escola, possibilitando a superação e a transformação das realidades. Na sequência, disponibilizaremos artigos e outras mídias digitais para que os participantes possam se apropriar das características específicas da atividade social (Liberali, 2009) como instrumento de desencapsulação (Engeström, 2002; Liberali, 2019). Por fim, os participantes terão a oportunidade de prepararem um plano de aula com base nessa perspectiva teórico-metodológica e que estejam em consonância com os contextos que atuam. Esperamos, como resultados parciais, que os participantes possam refletir criticamente sobre suas práticas e, sobretudo, pensar em práticas voltadas para a emancipação do sujeito na sociedade por meio de uma língua adicional. |
De 18/04/2025 até 25/04/2025 |
Realizar Inscrição
|
IX Festival da Diversidade: “Diversidade na Adversidade: intolerância, desinformação e opressões em tempos de autoritarismo” |
A nona edição do Festival da Diversidade, realizado nas dependências do IFSP Itapetininga, celebra a diversidade de corpos e a luta contra todas as formas de opressão de gênero, classe, raça, crenças e nacionalidades na atualidade |
De 21/04/2025 até 24/04/2025 |
Realizar Inscrição
|
V Ciclo de Lives: Tardes de Maio | Mesa 3 - Desastres ambientais e climáticos e seus impactos na natureza e na sociedade |
O projeto Tardes de Maio é uma iniciativa do grupo de pesquisa “RDH pesquisas”, coordenado pela professora Maria José de Rezende, na Universidade Estadual de Londrina (UEL). O ciclo de mesas-redonda teve início em 2021, ainda durante o período de restrições sanitárias causadas pela pandemia de Covid-19, razão pela qual a atividade foi, desde o início, pensada para ser realizada no formato online. O grupo realiza pesquisa sobre os Relatórios do Desenvolvimento Humano, documentos lançados pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), e aborda temáticas diversas. Desde a primeira edição, o evento foi organizado de forma colaborativa entre o grupo de pesquisa e a Comissão de Cultura da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina (UTFPR-LD). Para a edição de 2023, além das suas instituições o IFSP, Campus Ilha Solteira, representado pela Comissão de Extensão, soma-se ao grupo de instituições organizadoras. Na presente edição de 2025 as mesas discutirão as crises climáticas e ambientais em suas mais variadas facetas e perspectivas. O evento conta com abordagens desde as Ciências Biológicas, as Ciências Sociais, a Geografia, etc. Olhar para as crises climáticas de uma perspectiva interdisciplinar parece urgente diante da urgência e da gravidade das questões que se apresentam. |
De 17/04/2025 até 30/05/2025 |
Realizar Inscrição
|
Como se preparar na universidade para o mercado de trabalho: A transição da universidade para o mercado de trabalho |
Esta palestra ajudará os estudantes a identificar as soft skills desenvolvidas na vida acadêmica e a adaptá-las ao contexto corporativo. Serão abordadas como habilidades como trabalho em equipe em projetos universitários se traduzem em colaboração eficaz em ambientes profissionais, como a capacidade de lidar com prazos e pressão acadêmica se relacionam com a gestão de tempo no trabalho, e como o desenvolvimento da comunicação acadêmica pode ser aplicado à apresentações e relatórios profissionais. A palestra destacará as principais diferenças entre os ambientes e oferecerá estratégias para uma transição suave e bem-sucedida. |
De 21/04/2025 até 10/05/2025 |
Realizar Inscrição
|
Minicurso " Ensinar e aprender uma língua, ensinar e aprender o Plurilinguismo: pistas para estudantes e professores" - Drª Lívia Miranda de Paulo |
Promover o plurilinguismo no contexto educacional vai além do ambiente da sala de aula: trata-se de formar cidadãos sensíveis às pluralidades culturais e capazes de atuar em um mundo multicultural e interconectado (Kramsch, 2014; Morin, 2011). Esse contexto exige práticas pedagógicas que favoreçam o diálogo intercultural e a valorização da diversidade. Ao reconhecer o aprendiz como um ser dotado de um repertório pré-existente e em evolução, composto por sua língua materna e outras línguas, bem como por suas experiências socioculturais, a perspectiva plurilíngue reconfigurou a didática das línguas por meio das abordagens plurais. O ensino-aprendizagem passou a incluir não apenas as línguas em suas especificidades formais e sociocomunicativas, mas também os contextos socioculturais dos aprendizes, seus desenvolvimentos (meta)linguístico e (meta)cognitivo, suas representações das línguas, suas capacidades críticas para compreender o papel sociopolítico das línguas no mundo. Nesse sentido, a noção de competência plurilíngue e pluricultural (Coste, Zarate, Moore, 2009 [1997]) consolidou-se nos documentos de orientação para o ensino-aprendizagem de línguas, seja nos destinados ao ensino "singular" – de uma língua-alvo – como o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL) (Conselho da Europa, 2001), seja em estudos específicos, como o Quadro de Referência para as Abordagens Plurais (CARAP) (Candelier, 2012). Tendo em mente as contribuições das práticas plurilíngues para a formação integral dos indivíduos e a necessidade de promovê-las no âmbito da comunidade educativa, duas questões orientam o minicurso aqui proposto: i) Quais são as dimensões de ensino e aprendizagem a serem consideradas para a concepção de atividades didáticas com orientação plurilíngue?; ii) Como os professores podem articulá-las aos objetivos dos programas de ensino de línguas estrangeiras/adicionais? Para responder a essas questões, partiremos dos postulados teóricos da Didática do Plurilinguismo e de suas abordagens, em especial da abordagem plural da Intercompreensão das Línguas Românicas, baseando-nos nos descritores propostos pelo CARAP e em outros recursos, como o Referencial de Competências de Comunicação Plurilíngue em Intercompreensão (REFIC) (De Carlo & Anquetil, 2019). Em seguida, as atividades práticas terão como objetivo apresentar sugestões pedagógicas para integrar a perspectiva plurilíngue nas aulas de línguas, desde a sensibilização e o uso de estratégias de aprendizagem até uma reflexão crítica que valorize a diversidade linguística local e global e seu papel na construção de novos conhecimentos e competências. |
De 18/04/2025 até 25/04/2025 |
Realizar Inscrição
|
V Ciclo de Lives: Tardes de Maio | Mesa 4 - Direitos Humanos, sustentabilidade e governança climática |
O projeto Tardes de Maio é uma iniciativa do grupo de pesquisa “RDH pesquisas”, coordenado pela professora Maria José de Rezende, na Universidade Estadual de Londrina (UEL). O ciclo de mesas-redonda teve início em 2021, ainda durante o período de restrições sanitárias causadas pela pandemia de Covid-19, razão pela qual a atividade foi, desde o início, pensada para ser realizada no formato online. O grupo realiza pesquisa sobre os Relatórios do Desenvolvimento Humano, documentos lançados pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), e aborda temáticas diversas. Desde a primeira edição, o evento foi organizado de forma colaborativa entre o grupo de pesquisa e a Comissão de Cultura da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina (UTFPR-LD). Para a edição de 2023, além das suas instituições o IFSP, Campus Ilha Solteira, representado pela Comissão de Extensão, soma-se ao grupo de instituições organizadoras. Na presente edição de 2025 as mesas discutirão as crises climáticas e ambientais em suas mais variadas facetas e perspectivas. O evento conta com abordagens desde as Ciências Biológicas, as Ciências Sociais, a Geografia, etc. Olhar para as crises climáticas de uma perspectiva interdisciplinar parece urgente diante da urgência e da gravidade das questões que se apresentam. |
De 17/04/2025 até 30/05/2025 |
Realizar Inscrição
|
V Ciclo de Lives: Tardes de Maio | Mesa 2 - Mudanças Climáticas e desafios sociopolíticos, socioeconômicos e socioambientais |
O projeto Tardes de Maio é uma iniciativa do grupo de pesquisa “RDH pesquisas”, coordenado pela professora Maria José de Rezende, na Universidade Estadual de Londrina (UEL). O ciclo de mesas-redonda teve início em 2021, ainda durante o período de restrições sanitárias causadas pela pandemia de Covid-19, razão pela qual a atividade foi, desde o início, pensada para ser realizada no formato online. O grupo realiza pesquisa sobre os Relatórios do Desenvolvimento Humano, documentos lançados pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), e aborda temáticas diversas. Desde a primeira edição, o evento foi organizado de forma colaborativa entre o grupo de pesquisa e a Comissão de Cultura da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina (UTFPR-LD). Para a edição de 2023, além das suas instituições o IFSP, Campus Ilha Solteira, representado pela Comissão de Extensão, soma-se ao grupo de instituições organizadoras. Na presente edição de 2025 as mesas discutirão as crises climáticas e ambientais em suas mais variadas facetas e perspectivas. O evento conta com abordagens desde as Ciências Biológicas, as Ciências Sociais, a Geografia, etc. Olhar para as crises climáticas de uma perspectiva interdisciplinar parece urgente diante da urgência e da gravidade das questões que se apresentam. |
De 17/04/2025 até 30/05/2025 |
Realizar Inscrição
|
Minicurso "Práticas pedagógicas com Inteligência Artificial no ensino de língua estrangeira" -Dra. Katiuscia Cristina Santana |
A Inteligência Artificial (IA) tem se destacado como uma ferramenta poderosa no ensino de línguas estrangeiras, oferecendo novas possibilidades de personalização e interatividade nas práticas pedagógicas. Sob essa perspectiva, este minicurso propõe aplicações concretas de uso desta tecnologia no ensino de língua estrangeira, uma vez que é possível explorar o potencial da IA de forma dinâmica, inovando e atualizando diferentes metodologias e abordagens. Primeiramente, discutiremos os princípios básicos da IA e suas implicações pedagógicas, destacando como podemos aplicá-la para adaptar os métodos de ensino às necessidades individuais dos alunos. O minicurso abordará também as principais ferramentas de IA usadas no ensino de idiomas, como plataformas de aprendizagem adaptativas, chatbots para prática de conversação, tal como o ChatGPT e sistemas de correção automática de escrita. Serão discutidas suas aplicações para o desenvolvimento das habilidades linguísticas, como leitura, escrita, escuta e fala, e como essas ferramentas podem enriquecer as aulas presenciais e online. Ao final do minicurso, os participantes terão a oportunidade de experimentar ferramentas de IA, discutir sua implementação no contexto de suas próprias práticas pedagógicas e explorar como integrar essas tecnologias de maneira ética e pedagógica. O objetivo é capacitar os educadores a utilizar a IA de forma consciente e estratégica, promovendo um ensino de línguas mais dinâmico, ampliando as várias possibilidades de ensino e fortalecendo a inclusão digital. |
De 18/04/2025 até 25/04/2025 |
Realizar Inscrição
|
Minicurso "Pontes interdisciplinares: mesclando saberes no ensino de línguas" - Dra. Rosana Ferrareto Lourenço Rodrigues |
A interdisciplinaridade está na crista da onda da educação. Atribuem a ela a responsabilidade de garantir inovação, tão necessária no mundo contemporâneo, especialmente na formação profissional. Fácil falar, difícil fazer? Este minicurso destina-se a estudantes e docentes interessados em explorar abordagens interdisciplinares no ensino de línguas e em apropriar-se de formas de concretizá-las em sala de aula. O objetivo é relatar experiências de ensino, pesquisa e extensão, uma delas internacional, sobre a integração entre disciplinas/conteúdos, teoria e prática, níveis e modalidades de ensino, articulando esses saberes com a realidade. O conteúdo será apresentado em três momentos: (i) ao discutir a concepção de interdisciplinaridade; (ii) ao descrever metodologias compatíveis com a aplicação de estratégias interdisciplinares; e (iii) ao disponibilizar materiais e sugerir ferramentas que viabilizam práticas interdisciplinares. O referencial teórico baseia-se na concepção freiriana de educação, nas bases conceituais da educação profissional e tecnológica e nas metodologias ativas. Os recursos a serem utilizados – leituras e modelos de exercícios – serão disponibilizados em um drive online, cujo link será enviado por e-mail aos participantes. A travessia pelas pontes interdisciplinares revela que, graças ao trabalho colaborativo, na teoria é uma coisa. E na prática... também! Referências: BACICH, L.; MORAN, J. (Orgs.) Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 18. ed. Campinas: Papirus, 2012. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1996. MOURA, D. H. Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. Holos, Instituto Federal do Rio Grande do Norte, ano 23, v.2, 2007. p. 4-30. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11. Acesso em: 30 jan. 2025. |
De 18/04/2025 até 25/04/2025 |
Realizar Inscrição
|
Minicurso "Experiências e possibilidades utilizando Inteligência artificial em sala de aula" - Maria do Livramento Gomes Rosa e Flávia Cristina Guimarães Teixeira |
Nosso minicurso tem como objetivo apresentar nossas experiências enquanto professoras da educação básica utilizando algumas ferramentas de inteligência artificial com a finalidade de otimização do trabalho, conhecendo as possibilidades de exploração de alguns recursos para avaliação e a mediação do ensino na prática docente. A metodologia usada será baseada nos pressupostos teóricos metodológicos da pesquisa narrativa segundo Clandinin e Connelly (2000, 2015), que se baseia no princípio de experiência de Dewey (1938 ) em que vida e experiência não se dissocia, pois viver é experienciar e interagir sobre o meio, sendo transformado por ele. Os preceitos linguísticos do nosso minicurso dão-se na perspectiva da linguística aplicada (Celani, 1992), tendo em vista que nossas experiências ocorreram por meio de outras áreas do conhecimento (computacional) para desenvolver saberes linguísticos. Temos como público-alvo professores da Educação básica, coordenadores pedagógicos, pesquisadores na área da linguística aplicada, graduandos do curso de letras e pedagogia e demais profissionais da educação interessados em possibilidades para otimização do trabalho docente. O minicurso será realizado de forma expositiva e prática, em que nós compartilharemos experiências com ferramentas de inteligência artificial e desenvolveremos atividades interativas para que os participantes possam compreender algumas possibilidades de utilização de ferramentas de forma ética no contexto educacional. |
De 18/04/2025 até 25/04/2025 |
Realizar Inscrição
|
Minicurso "O menino quebrou o vaso' ou 'o vaso quebrou': uma proposta para o ensino da variação da transitividade verbal" - Dra. Letícia Lucinda Meirelles |
Neste minicurso, discutiremos o ensino da transitividade verbal, focalizando um fenômeno que consiste na variação da forma de verbos como ‘quebrar’ e ‘machucar’, conhecida na literatura linguística como alternância causativo-incoativa: ‘a queda quebrou o vaso de cristal’/ ‘o vaso de cristal (se) quebrou’; ‘o acidente machucou a menina’/ ‘a menina (se) machucou’. Na primeira forma, os verbos são classificados como transitivos diretos e na segunda, como intransitivos. Segundo Cançado, Amaral e Meirelles (2022), esse tipo de alternância verbal ocorre com quase 500 verbos de nossa língua, sendo um fenômeno bastante produtivo do português brasileiro (PB). No entanto, essa variação da transitividade não é tratada nas gramáticas normativas nem tão pouco nos livros didáticos, o que evidencia a existência de uma lacuna no ensino do comportamento sintático verbal do PB. Assim, o objetivo deste minicurso é, por meio do arcabouço teórico-metodológico dos trabalhos na Interface Sintaxe-Semântica Lexical, mostrar a estrutura e padrão de significação verbal que licencia a ocorrência dessa variação da transitividade, assim como trabalhar uma proposta didática para o ensino de tal fenômeno na Educação Básica. Por mais que haja variação, por meio de nossa gramática internalizada, somos capazes de prever quais verbos podem variar a expressão de seus argumentos e quais não podem. Desse modo, qualquer falante do PB sabe que embora verbos como ‘quebrar’ e ‘machucar’ possam variar sua transitividade, isso não é possível com verbos como ‘chicotear’ e ‘abraçar’: ‘o fazendeiro chicoteou o lombo do cavalo’/ ‘*o lombo do cavalo chicoteou’; ‘a criancinha abraçou as pernas do pai’/ ‘*as pernas do pai abraçaram’. Nossa proposta didática, pautada principalmente nos gêneros textuais tirinha e charge, permite que os seguintes temas sejam trabalhados: (i) os conceitos lógicos de item predicador e de argumentos; (ii) a relação desses conceitos com as funções sintáticas; e (iii) a introdução do conceito de papéis temáticos como concebido pela Semântica Lexical. Além disso, também mostramos que, por meio das possibilidades da variação da transitividade previstas em nossa gramática internalizada, escolhemos uma forma ou outra do verbo de acordo com os nossos objetivos comunicativos. Isso evidencia que a transitividade não é um fenômeno exclusivamente sintático, mas semanticamente determinado e pragmaticamente motivado, o que corrobora uma visão multifacetada da língua. |
De 18/04/2025 até 25/04/2025 |
Realizar Inscrição
|
Oficina "INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE LÍNGUAS: EXPLORANDO O GOOGLE FOR EDUCATION" - Adson Luan Duarte Vilasboas Seba e Lucas Mateus Faria Silva |
Vivemos em uma era pós-pandemia na qual as práticas de ensino-aprendizagem híbridas, isto é, parte online e parte off-line (Moran, 2015; Horn, Staker, 2015), são recomendadas. Isso ocorre porque, conforme Barton e Lee (2015), as mudanças em diferentes áreas da vida, como as impostas pela Covid-19, contribuem para a transformação das práticas e paisagens comunicativas dos sujeitos, incluindo as escolares. Diante desse cenário, é importante que os professores de línguas saibam articular recursos digitais em suas práticas de ensino. Por essa via de pensamento, esta oficina visa capacitar docentes para o uso dos recursos do Google for Education. O trabalho será conduzido por meio do desenvolvimento de letramentos digitais, que são práticas sociais que se entrelaçam ao uso de dispositivos digitais para finalidades específicas (Buzato, 2006; Dudeney, Hockly, Pegrum, 2016), como o ensino-aprendizagem. A escolha dessa plataforma se justifica por ser gratuita e por possibilitar a criação de atividades interativas e colaborativas (Reges et al., 2020). A metodologia adotada será essencialmente prática, proporcionando aos participantes a experimentação direta de cada ferramenta por meio de atividades simuladas. Haverá também momentos de reflexão sobre como essas tecnologias podem ser adaptadas a diferentes níveis de ensino e contextos pedagógicos. Ressalta-se que o trabalho com tecnologias digitais deve ir além da formação técnica (produção de materiais), envolvendo também a reflexão e criticidade somada às habilidades de letramentos digitais (Buzato, 2006). Como resultado, espera-se que, ao final da oficina, os participantes consigam aplicar funcionalidades básicas do Google For Education às suas práticas de ensino. |
De 18/04/2025 até 25/04/2025 |
Realizar Inscrição
|
Minicurso "Relações da pragmática com a cortesia e a descortesia" - Drª Fabiana Meireles de Oliveira (USP), Drº Ramiro Carlos H. Caggiano Blanco (USP) e Drª Yedda Alves de Oliveira Caggiano Blanco |
Partimos da ideia de que na conversação os interlocutores, além de procurar se fazer entender semanticamente, buscam produzir efeitos socioemocionais empregando estratégias e táticas. Neste minicurso nos propomos elencar os efeitos perlocucionários, é o que se produz e se projeta no que se deseja produzir durante o ato da conversação, que podem ser produzidos com as diferentes estratégias e táticas corteses ou descorteses no campo da Pragmática. Diante disso, nossa premissa é que a comunicação face a face, como meio de interação com outros indivíduos, não pode ser dissociada de suas características socioculturais, uma vez que cada comunidade de fala estabelece regras que incluem as normas dos comportamentos comunicativos como adequados ou não. Dessa forma, trataremos os diferentes procedimentos linguísticos para expressar cortesia e descortesia relacionados estreitamente com as pautas culturais do contexto geral e específicos de cada interação, para, dessa forma, adentrarmos nos efeitos perlocucionários e face afetada. Nesse sentido, nossa proposta metodológica será analisar exemplos cotidianos utilizados pelos falantes em situais reais de interação, bem como exemplos de textos políticos da mídia falada, como também o corpus literário, como diálogos de personagens, que adentram neste campo de estudo. Além disso, também iremos propor atividades práticas de interação. Com tal finalidade, apresentaremos conceitos ancorados nos estudos de Pragmática de Austin (1962), dos aportes teóricos da cortesia de Briz (2003;2011), e da descortesia de Kaul de Marlangeon (2005;2017) e Culpeper (2005; 2011), entre outros. |
De 18/04/2025 até 25/04/2025 |
Realizar Inscrição
|
Minicurso "Gerenciadores de Referências Bibliográficas: Organizando Fontes com Eficiência" - Gabriel Frazão Silva Pedrosa e William Velozo Francioni |
O gerenciamento de referências bibliográficas é uma etapa essencial na produção acadêmica e científica, pois garante organização, padronização e credibilidade aos trabalhos. Para facilitar essa tarefa, diversos softwares foram desenvolvidos, como Mendeley, Zotero e EndNote, que permitem a inserção, organização e exportação de referências de forma automatizada. Este minicurso tem como objetivo apresentar a importância desses gerenciadores, demonstrar suas funcionalidades e capacitar os participantes no uso eficiente dessas ferramentas. Durante a apresentação, serão abordados conceitos fundamentais sobre a gestão de referências, uma visão geral dos principais softwares, o processo de instalação e configuração, além da importação e organização de fontes bibliográficas. Também serão exploradas a geração automática de citações e bibliografias, a integração dos programas com editores de texto como Word e Google Docs e boas práticas para otimizar seu uso. O referencial bibliográfico do minicurso inclui a norma NBR 6023 da ABNT, que orienta a elaboração de referências. Também serão utilizados materiais de suporte e manuais dos próprios softwares abordados. Para o desenvolvimento do minicurso, serão utilizados slides explicativos, demonstrações práticas dos programas por meio de compartilhamento de tela, materiais de apoio com tutoriais e links úteis, além de um espaço para dúvidas e interação com os participantes. Dessa forma, os participantes terão contato com ferramentas que podem tornar a organização de suas pesquisas mais eficiente, garantindo maior precisão e produtividade na produção acadêmica. Referencial Bibliográfico ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 6023: Informação e documentação – Referências – Elaboração. 2018. |
De 18/04/2025 até 25/04/2025 |
Realizar Inscrição
|
Minicurso "Pesquisa documental em linguística aplicada: aspectos teóricos e metodológicos para análise de editais e provas de concursos públicos" - Me. Dayse Rodrigues dos Santos |
Documentos podem ser utilizados como fontes primárias em pesquisas nas diversas áreas das ciências humanas e sociais (Sá-Silva; Almeida; Guindani, 2009), uma vez que materializam aspectos sociais da atividade humana. Dessa forma, adotam-se as perspectivas de Cellard (2008) e Rose, McKinley e Baffoe-Djan (2020), que definem a pesquisa documental como o estudo de textos escritos que registram ações humanas em um contexto histórico e cultural específico. Este minicurso objetiva demonstrar como usar os métodos da pesquisa documental para coleta e categorização de dados de editais e provas de concursos públicos recentes para professores de inglês da educação básica. Para atingir esse objetivo, será necessário: a) identificar a prática social do concurso público para professor de inglês no contexto atual; b) considerar estudos anteriores da área de linguagens sobre o tema; e c) examinar os principais elementos que caracterizam os documentos em termos de conteúdo e significado. Além de instruírem a seleção de professores para o serviço público, tais documentos contribuem para a institucionalização (Maia, 2021) de uma prática social democrática (Motta, 2005), regulada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Brasil, 1996). Nesse sentido, as regras gerais e específicas apresentam um alto nível de estabilidade, característica dos gêneros textuais analisados. Entre eles, destacam-se o edital de concurso público (Santos; Nascimento, 2011), a prova (Giorgi, 2006) e o item avaliativo de prova (Castilho, 2010). Esses documentos informam o local e a data do concurso, além de suas etapas, critérios de pontuação e classificação dos candidatos (Santos, 2024). A relevância dessa metodologia de pesquisa para a linguística aplicada se evidencia pela demonstração de parâmetros da pesquisa documental, incluindo particularidades de seus métodos, de modo que se ampliem as possibilidades de uso de documentos em pesquisas da área. |
De 18/04/2025 até 25/04/2025 |
Realizar Inscrição
|