I Seminário de Estudos Linguísticos e de Ensino de Línguas (I SELINEL) |
O I Seminário de Estudos Linguísticos e de Ensino de Línguas (I SELINEL) é organizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) Campus Itaquaquecetuba e Campus São Paulo, em parceria com a Universidade Federal de Roraima (UFRR) e seu Colégio de Aplicação (CAp - UFRR). O evento terá sede nas unidades do IFSP , bem como na UFRR e CAp-UFRR, ocorrendo de maneira híbrida entre os dias 24 e 26 de abril de 2024. O I SELINEL tem como objetivo promover o diálogo e o intercâmbio de experiências entre pesquisadore(a)s brasileiro(a)s e estrangeiro(a)s, que se dedicam aos estudos linguísticos e de ensino de línguas na América Latina. O evento será totalmente gratuito e reunirá atividades como mesas-redondas temáticas com pesquisadores e teóricos da área, bem como sessões de comunicação oral vinculadas a grupos temáticos e exposição de pôsteres. |
De 15/02/2024 até 15/04/2024 |
Realizar Inscrição
|
Cultura do Cuidado e Aposentadoria (Projeto Preparação para a Aposentadoria) |
Palestra “Cultura do Cuidado e Aposentadoria” da dra. Elen De Léo, psicóloga da Coordenação de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (CASST) da Universidade Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), doutoranda em Psicologia na UFRRJ, e mestre em Psicologia Social - UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro). |
De 21/02/2024 até 31/03/2024 |
Realizar Inscrição
|
Possibilidades de acessibilidade no SESC |
Avaliação participativa das necessidades relacionadas à tecnologia assistiva
Visita ao SESC: - Biblioteca Sara PC, Scanner digital, linha braile; acessibilidade física, mapa tátil, jardim sensorial e herbanário |
De 01/03/2024 até 09/05/2024 |
Realizar Inscrição
|
I FEIRA DE MATEMATICA |
Feira de Matemática um processo educativo científico cultural que alia vivências e experiências, da qual podem participar, na condição de expositores, estudantes matriculados na Educação Básica , bem como pessoas da comunidade de Birigui . |
De 06/03/2024 até 06/12/2024 |
Realizar Inscrição
|
Visita Centro Histórico de Santos - parte II |
A presente atividade integra o conjunto de três visitas ao município de Santos, e visa promover a interdisciplinaridade no Curso Superior de Bacharelado em Turismo. São previstas atividades ligadas aos componentes curriculares Turismofologia 1, Hospitalidade e Técnicas de Recreação e Lazer. Outros componentes curriculares podem integrar a atividade, como por exemplo o componente Psicologia, evidenciando assim a relação dos conteudos e atividades realizadas em sala de aula e a prática no local. Por isso, dá se o nome de aprendizagens in loco para a visita São realizadas em três momentos, conforme abaixo destacado
20 de abril - visita técnica Centro Histórico de Santos: Bonde, Museu Pelé, Valongo e Museu do Café
25 de maio - Visista técnica Monte Serrat: Equipamentos - sistema funicular, escadarias, Igreja e Cassino
15 de junho - visita técnica Centro Histórico de Santos: Palácio José Bonifácio, Marco Zero, Complexo do Carmo, Pantheon dos Andradas, Casa do Trem Bélico e Outeiro de Santa Catarina |
De 06/03/2024 até 15/06/2024 |
Realizar Inscrição
|
Visita Técnica Mont Serrat |
A presente atividade integra o conjunto de três visitas ao município de Santos, e visa promover a interdisciplinaridade no Curso Superior de Bacharelado em Turismo. São previstas atividades ligadas aos componentes curriculares Turismofologia 1, Hospitalidade e Técnicas de Recreação e Lazer. Outros componentes curriculares podem integrar a atividade, como por exemplo o componente Psicologia, evidenciando assim a relação dos conteudos e atividades realizadas em sala de aula e a prática no local. Por isso, dá se o nome de aprendizagens in loco para a visita
São realizadas em três momentos, conforme abaixo destacado
20 de abril - visita técnica Centro Histórico de Santos: Bonde, Museu Pelé, Valongo e Museu do Café
25 de maio - Visista técnica Monte Serrat: Equipamentos - sistema funicular, escadarias, Igreja e Cassino
15 de junho - visita técnica Centro Histórico de Santos: Palácio José Bonifácio, Marco Zero, Complexo do Carmo, Pantheon dos Andradas, Casa do Trem Bélico e Outeiro de Santa Catarina |
De 06/03/2024 até 22/05/2024 |
Realizar Inscrição
|
Visita Técnica Centro Histórico de Santos - parte 1 |
A presente atividade integra o conjunto de três visitas ao município de Santos, e visa promover a interdisciplinaridade no Curso Superior de Bacharelado em Turismo. São previstas atividades ligadas aos componentes curriculares Turismofologia 1, Hospitalidade e Técnicas de Recreação e Lazer. Outros componentes curriculares podem integrar a atividade, como por exemplo o componente Psicologia, evidenciando assim a relação dos conteudos e atividades realizadas em sala de aula e a prática no local. Por isso, dá se o nome de aprendizagens in loco para a visita
São realizadas em três momentos, conforme abaixo destacado
20 de abril - visita técnica Centro Histórico de Santos: Bonde, Museu Pelé, Valongo e Museu do Café
25 de maio - Visista técnica Monte Serrat: Equipamentos - sistema funicular, escadarias, Igreja e Cassino
15 de junho - visita técnica Centro Histórico de Santos: Palácio José Bonifácio, Marco Zero, Complexo do Carmo, Pantheon dos Andradas, Casa do Trem Bélico e Outeiro de Santa Catarina |
De 06/03/2024 até 20/04/2024 |
Realizar Inscrição
|
Contribuições da fonética e Fonologia para o aprimoramento da pronúncia de brasileiros em língua inglesa – (Lucas Viana Alencar e Marian Oliveira) |
Desenvolver uma pronúncia inteligível em uma língua adicional tende a ser
um dos grandes desafios enfrentados por aprendizes de um novo idioma, sobretudo no
início do aprendizado. Dessa maneira, uma das causas dessa dificuldade com o
componente sonoro são as distinções e contrastes entre os sistemas fonológicos da
língua materna (L1) do aprendiz e da língua-alvo, a L2 (Odlin, 1989). Dito isso, ao
desenvolver o componente sonoro do inglês, aprendizes brasileiros podem possuir
dificuldades com a percepção e produção distintiva de alguns segmentos vocálicos,
como os pares /ɪ/ e /i/, como em live e leave; /ɛ/ e /æ/, como em bed e bad; /ʊ/ e /u/,
como em look e Luke. Além disso, os segmentos consonantais do inglês, como / ð, θ/,
como em bath e that; /ŋ/, como em sing; /ɹ/, como em red e /ɫ/, como em ball também
são sons desafiadores para brasileiros (Alves et al., 2020, Cristófaro-Silva, 2015,
Marschepe, 1970). O objetivo desta oficina virtual é auxiliar aprendizes brasileiros a
aprimorarem a percepção e pronúncia de pares de vogais e consoantes do inglês que
não existem no inventário fonológico do português brasileiro. O público-alvo dessa
oficina é aprendizes brasileiros com diferentes níveis de proficiência. Os conteúdos a
serem desenvolvidos serão os segmentos vocálicos e consonantais mais desafiadores
para aprendizes brasileiros, e como produzi-los de forma mais eficiente em diferentes
posições silábicas, além de aprimorar, também, a percepção desses sons. O referencial
bibliográfico utilizado para a elaboração dessa oficina tem como base livros que
abordam exclusivamente as dificuldades apresentadas por aprendizes brasileiros com
a pronúncia na língua inglesa, como os trabalhos de Alves et al. (2020), Cristófaro-Silva
(2015), Godow; Gontow; Marcelino (2006), Mascherpe (1970) e Zimmer; Silveira; Alves
(2009). Os recursos a serem utilizados serão apresentação em PowerPoint, além de
uma atividade de percepção disponibilizada em um formulário online no Google Forms,
bem como um momento de prática com auxílio da instrução explícita. Ao final da oficina,
espera-se que o aprendiz desenvolva um conhecimento pautado na fonética e fonologia
para o aprimoramento da sua percepção e pronúncia em L2, garantindo, assim, uma
comunicação mais efetiva no idioma. |
De 08/03/2024 até 05/04/2024 |
Realizar Inscrição
|
Produção de material didático para curso de Português como Língua Adicional (PLA) – (Ayane Camila de Araújo Silva e Bruna Chacon Kihara) |
Tendo em vista a grande diversidade linguística brasileira, este minicurso se
justifica pela necessidade de sensibilizar e instrumentalizar o professor de Língua
Portuguesa para trabalhar com alunos cuja língua materna não é a brasileira e que
necessitam desenvolver diferentes capacidades nessa língua. Com base em Gabriel (2018)
e Lemos (2011), o minicurso tem como objetivo geral promover a reflexão e a prática de
temas relacionados ao ensino de Português como Língua Adicional (PLA) para professores
e estudantes de graduação, trazendo para o debate temas importantes para a elaboração
desse material. Os objetivos específicos são:
● fornecer subsídios teóricos e metodológicos para a produção de materiais didáticos
impressos e digitais de Português como Língua Adicional;
● Discutir conceitos como língua estrangeira, segunda língua, língua adicional, língua
franca, língua transnacional e língua de herança;
● Analisar as principais abordagens no ensino de línguas adicionais;
● Conhecer o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros
(Celpe-Bras) e sua importância para a elaboração de materiais didáticos de Língua
Portuguesa;
● Avaliar alguns materiais didáticos de Português como Língua Adicionais disponíveis
e discutir critérios para realizar uma análise crítica;
● Elaborar materiais didáticos para o ensino de PLA.
Conteúdos a serem desenvolvidos:
● Os conceitos de língua estrangeira, língua segunda, língua adicional, língua de
herança, língua franca e língua transnacional;
● Aspectos gerais do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para
Estrangeiros e sua importância para a elaboração de material didático;
● Abordagens no ensino de PLA (abordagem gramatical, abordagem comunicativa,
abordagem intercultural e letramento crítico que envolvem os aspectos pragmáticos e
discursivos no ensino-aprendizagem de PLA;
● Apresentação de alguns materiais didáticos de PLA, análise, seleção, adaptação e
produção. |
De 08/03/2024 até 05/04/2024 |
Realizar Inscrição
|
Palestra - Saúde Mental e Aposentadoria (Projeto de Preparação para Aposentadoria). |
Palestra programada para ocorrer no 3º Encontro da 1ª Edição do Projeto de Preparação para Aposentadoria do IFSP. |
De 27/03/2024 até 09/04/2024 |
Realizar Inscrição
|
Abordagens plurais como ponte entre língua portuguesa e outras línguas - (Milan Puh) |
A proposta deste minicurso é apresentar abordagens plurais (CARAP, 2009) como ponte
entre o português e outras línguas no mundo e, posteriormente, trabalhar as possibilidades
de sua contemplação no ensino de língua portuguesa tanto enquanto materna como
estrangeira para fomentar e preservar a diversidade linguística e cultural na Educação Básica
e Ensino Superior. A motivação de oferecer esse minicurso se dá pela escassez de discussões
educacionais sobre a pluralidade linguística e cultural brasileira no ensino de língua
portuguesa enquanto recurso (ROCHA, 2019; MENDES, 2014), especialmente diante do
aumento do reconhecimento dessa diversidade no país, influenciado pela imigração
(OLIVEIRA, 2016). A proposta do minicurso fundamenta-se na compreensão de que o
histórico plural da língua portuguesa no Brasil permite uma educação linguística plurilíngue
(CARBONI, BOENAVIDES, BARILI E MELEU, 2017). Isso beneficia nativos ao acessarem outras
línguas e aprendizes de português como língua não-materna ao utilizar seu conhecimento
linguístico para facilitar a aprendizagem do português, e não só (FREIRE, PUH e FAVARO,
2022). A metodologia do minicurso consiste na apresentação dos quatro conceitos
fundamentais das abordagens plurais para o ensino de línguas (DAL OLMO e ESCUDÉ, 2019).
Em seguida, explora as implicações pedagógicas e educacionais no ensino de português em
relação a outras línguas (VAILLATI e OLMO, 2018). Aborda a interculturalidade em sala de
aula, estimulando a reflexão sobre como integrar o conhecimento linguístico dos alunos,
promovendo a consciência e sensibilidade para o plurilinguismo. Conclui com estratégias
específicas de intercompreensão, utilizando materiais impressos em português e outras
línguas, acompanhados por um data show com conteúdos adicionais. O objetivo final é que
os participantes adquiram conhecimentos iniciais sobre a temática e desenvolvam uma mini-
proposta de trabalho com abordagens plurais no ensino de português, tanto na modalidade
materna quanto não materna, criando pontes para/com outras línguas. |
De 08/03/2024 até 05/04/2024 |
Realizar Inscrição
|
“Teacher, vai ter joguinho hoje?” Ferramentas e jogos digitais para o ensino de inglês na Educação Básica – (Larissa Francine de Oliveira) |
A oficina de ferramentas e jogos digitais para o ensino de inglês na
educação básica visa promover uma abordagem inovadora e envolvente no processo
de aprendizagem. Integrando a tecnologia ao ensino, a oficina oferece aos
educadores uma ampla gama de recursos digitais e jogos interativos projetados
especificamente para aprimorar as habilidades linguísticas em inglês. Durante a
oficina, os participantes terão a oportunidade de explorar diferentes plataformas e
aplicativos educacionais, aprendendo a incorporar essas ferramentas de maneira
eficaz em suas práticas pedagógicas. Os módulos serão Produção de material
didático interativo de língua inglesa com Genially; Curadoria de recursos digitais com
Bamboozle; Lições interativas e quizzes com o Quizizz; Criação de jogos educativos
com Wordwall. A oficina será ministrada de forma virtual demandando de 20 a 25
minutos para exposição de cada um dos módulos. Os jogos digitais são destacados
como uma ferramenta poderosa para motivar os alunos, proporcionando um ambiente
lúdico que estimula a prática do idioma de maneira natural e descontraída. Os
participantes também aprendem a adaptar os jogos e ferramentas às diferentes faixas
etárias e níveis de proficiência dos alunos, garantindo uma experiência de
aprendizado personalizada e eficiente. Ao final da oficina, os educadores saem
equipados com conhecimentos práticos e estratégias para transformar suas salas de
aula em ambientes mais dinâmicos e interativos, promovendo assim uma
aprendizagem mais eficaz e duradoura do inglês na educação básica. |
De 08/03/2024 até 05/04/2024 |
Realizar Inscrição
|
Brincando com gêneros textuais multimodais no universo da educação à distância (EaD) – (Jorge de França de Farias Jr.) |
Este minicurso tem a proposta de trabalhar o uso de gêneros textuais multimodais
no ensino-aprendizagem de língua portuguesa, especialmente na modalidade da
Educação a Distância (EaD). Para tanto, o minicurso se dividirá em duas etapas: 1)
no primeiro dia, desenvolveremos um debate teórico abordando os principais
conceitos acerca de gêneros textuais e multimodalidade, a partir do ponto de vista
de Marcuschi (2002) e (2008), Bakhtin (1997), Dionísio (2007) e Rojo (2012), e
sobre a utilização dos gêneros na EaD, considerando-se o ponto de vista de Preti
(2010) e Silva (2010); 2) no segundo dia, buscaremos desenvolver algumas
atividades práticas com produção de escrita e atividades com recursos audiovisuais
de fixação, a partir do uso com gêneros textuais multimodais específicos. O objetivo
geral é fomentar a importância dos gêneros textuais para um ensino-aprendizagem
eficiente no que diz respeito à língua portuguesa, especialmente por meio do usos
tecnológicos da EaD. Metodologicamente, o minicurso visa concretizar os
seguintes passos: i) coletar dados dos participantes, a partir de se construir alguns
gêneros textuais por meio das experiências de cada participante na utilização de
gêneros textuais multimodais; e, ii) criar gêneros textuais multimodais para fins de
aplicação no ensino-aprendizagem de língua materna em salas de aulas virtuais.
Com o cumprimento do minicurso, espera-se que os participantes sabem identificar
os gêneros e tipos textuais multimodais e possam ter uma base de aplicação no
ensino-aprendizagem de língua portuguesa em aulas da educação a distância. Por
fim, espera-se que este minicurso também contribua com possibilidades de
enfatizar o ensino, não unicamente por meio da gramática, em contextos isolados,
mas, considerando-se uma visão do texto por meio de sua globalidade. |
De 08/03/2024 até 05/04/2024 |
Realizar Inscrição
|
Aprendizagem e ensino de línguas: subjetividade e cidadania – (Phillipe David Rodrigues Alves e Ana Graziele Batista de Matos) |
A conquista de vagas no mercado de trabalho demanda dos candidatos
conhecimento de língua inglesa. Por isso, é essencial que o candidato domine
estratégias de leitura e escrita nesse idioma, considerada uma língua franca.
Há vários desafios que devem ser encarados quando se refere a aprendizagem
de uma língua estrangeira, principalmente os voltados para rompimento das
barreiras linguísticas. No caso do surdo sinalizante, essa barreira é ainda maior
tendo em vista que a Língua Brasileira de Sinais - Libras - é sua primeira língua
e língua natural e o português tem o status de segunda língua, ocupando a
língua inglesa o lugar de língua estrangeira. Considerando-se o direito do
cidadão seja ouvinte ou surdo à aprendizagem de língua inglesa, como previsto
na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Plano Nacional de Educação
(PNE), essa oficina tem como objetivo proporciona estratégias pedagógicas de
ensino de língua inglesa com intuito de esclarecer dúvidas trazidas pelos
professores e estudantes da área de letras com relação ao ensino-
aprendizagem de língua estrangeiras, sobretudo com relação as habilidades de
leitura instrumental e produção dos gêneros textuais. Sob a perspectiva da
linguística sistêmico funcional, compreendemos o uso dos gêneros como uma
ferramenta para os estudantes na aprendizagem de língua inglesa por ser uma
forma contextualizada e autêntica deles adquirirem o idioma. A oficina será
realizada no formato online, os recursos utilizados serão apresentações em
powerpoint e exercícios em words e as principais referências bibliográficas
deste trabalho acadêmico são Cruz e Morais (2020), Ramos (2004/2012/2017),
Thompson (2013) Halliday (19978/1994), Halliday e Matthiessen (2004) e
outros para construção e avaliação do material. O pesquisador/professor
Phillipe e a pesquisadora/professora Osilene Cruz explicarão como pode
ocorrer o processo de ensino de língua inglesa em um ambiente inclusivo,
como elaborar materiais didáticos e estratégias pedagógicas voltada para esse
público diverso. |
De 08/03/2024 até 05/04/2024 |
Realizar Inscrição
|
Pragmática no ensino de FLE (Francês Língua Estrangeira) – (Katiuscia Cristina Santana) |
A Pragmática, um campo da linguística que estuda como o contexto age no significado,
desempenha um papel crucial no ensino de Francês como Língua Estrangeira (FLE) e
em outros idiomas, já que a comunicação e a compreensão vai além do significado
literal das palavras. Saber usar estruturas linguísticas em diferentes situações sociais e
culturais é essencial na aprendizagem de uma língua, uma vez que é necessário
desenvolver habilidades pragmáticas para interagir de forma apropriada em situações
cotidianas. Os alunos precisam não apenas aprender a gramática e o vocabulário, mas
também ter consciência da adequação linguística, da polidez, das convenções sociais e
das diferenças culturais na comunicação. Considerando essas questões, este minicurso
online tem como objetivo abordar aspectos pragmáticos para o ensino de FLE, de
forma a promover a consciência dos educadores e seus respectivos alunos sobre os
usos linguísticos. Por meio de atividades práticas, tais como simulações da vida real,
discussões sobre diferenças culturais na comunicação, análise de textos autênticos e
de métodos de FLE, os educadores conduzirão os alunos não só a aperfeiçoarem suas
habilidades linguísticas, mas também a compreender melhor o contexto cultural em
que o idioma é usado. Desta forma, o minicurso online visa sensibilizar os educadores
da importância do contexto comunicativo e suas implicações, destacando que os
componentes extralinguísticos são fundamentais no aprendizado de uma língua. Ao
integrar a pragmática no ensino de FLE, os educadores capacitam os alunos a se
tornarem comunicadores mais competentes e culturalmente sensíveis, preparando-os
para interagir efetivamente em ambientes francófonos. |
De 08/03/2024 até 05/04/2024 |
Realizar Inscrição
|
Literatura indígena e formação da identidade leitora multicultural: propostas para sala de aula - (Leila Silvia Sampaio e Willian Silva de Paula) |
Este minicurso objetiva dialogar a importância de trabalhar obras de literatura indígena
na sala de aula, focando em sua contribuição para formação da identidade leitora
multicultural. A proposta é, de início, apresentar um panorama da literatura de autoria
indígena contemporânea, traçando um caminho desde sua gênese, a oralidade. Entender
a representação do indígena na literatura brasileira e a contribuição para a construção de
estereótipos que ainda circundam o pensamento da sociedade em relação aos povos
indígenas. Silenciados por séculos e contados pelo olhar do outro, assumem o
protagonismo e se inserem no campo literário, produzindo literatura escrita e fazendo
circular suas narrativas ancestrais e outros gêneros textuais, autobiografia, poemas,
crônicas, romances, etc., que dialogam a presença do indígena nos dias atuais e nos mais
diversos espaços, no processo de autoafirmação identitária e busca pelo respeito. O
aporte teórico trará contribuições de Santos (2009) a respeito das matizes de figuração
do indígena na literatura brasileira. Dorrico (2018) apresenta a literatura de autoria
indígena e seus contornos na atualidade e Thiél (2012) ressalta o trabalho com obras de
literatura indígena na sala de aula pela perspectiva da formação leitora. Após as
discussões iniciais, serão apresentadas três obras de autoria indígena: Tekoa:
conhecendo uma aldeia indígena (2011), de Olívio Jekupé, Caçadores de aventura
(2009), de Daniel Munduruku e o Pássaro Encantando(2014), de Eliane Potiguara e as
possibilidades de trabalhos a serem desenvolvidos em sala de aula a partir do corpus. A
apresentação será por meio de slides que serão disponibilizados aos participantes e, ao
final, o espaço será aberto para debate e dúvidas. |
De 08/03/2024 até 05/04/2024 |
Realizar Inscrição
|
Visita Técnica ao Espaço Smart - Tudo para construções secas II. |
Será realizada uma visita técnica com os alunos do 5° Semestre do Curso de Tecnologia em Design de Interiores visando o aprofundamento dos conhecimentos e conteúdos ministrados nas disciplinas de Estudos do Edifício (EEDD5) e Gestão de Projetos e Obras (GPOD5).
A visita técnica será realizada na loja/sede da empresa Espaço Smart, em São José dos Campos, cuja mesma constitui uma organização especializada em construções secas, em especial o sistema construtivo Steel Framing, desde as fundações até os acabamentos finais. Possuem uma linha de produtos e soluções de acabamento completas para obras em Steel Framing, além de produzirem e fabricarem as estruturas e revestimentos para este referido sistema de construção à seco.
O apresentador/colaborador João Paulo Marques - consultor de vendas da empresa Espaço Smart irá acompanhar toda a visita expondo todas as informações e produtos em construção seca disponíveis para construções secas que a organização oferece. O local do evento (Espaço Smart) está localizado na Rua Valparaíso, 99, Jardim América, São José dos Campos/SP (Referência: o local fica em uma rua paralela à Avenida Bacabal).
Os participantes deverão se descolar até o local da visita por meio de recursos próprios. Espera-se contribuir para um maior aprofundamento e aquisição de conhecimentos diversificados para uma melhor formação dos nossos alunos/participantes. |
De 07/03/2024 até 02/04/2024 |
Realizar Inscrição
|
Mostra multidisciplinar Híbrida 2024/1 |
A Mostra Multidisciplinar 2024/1° é um espaço de divulgação científica para alunos que desejam apresentar à comunidade seus trabalhos provenientes de projetos desenvolvidos ao longo das disciplinas cursadas no semestre corrente. Com isso, o evento tem como objetivo específico, qualificar os estudantes para a escrita acadêmica, oferecer vivência de exposição pública de seu trabalho e de avaliação externa. O evento ocorrerá no dia 17 de junho de 2024, das 19h30 às 22h, no saguão principal do Câmpus e na WEB. Neste semestre, os trabalhos serão apresentados de forma presencial. |
De 29/03/2024 até 10/06/2024 |
Realizar Inscrição
|
I Encontro de Grupos de Pesquisa - História e Memória: a importância dos arquivos escolares na pesquisa em educação. |
O Núcleo de Pesquisa em História e Memória da Educação Profissional e Tecnológica (NUPHMEPT) convida seus membros, pesquisadores e demais interessados nas temáticas de História da Educação e da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), além de outras áreas afins para participarem do encontro.
O tema deste I Encontro será: História e Memória: a importância dos arquivos escolares na pesquisa em educação. O objetivo do encontro é fomentar novas atividades de pesquisa no Campus São Paulo na área da EPT, além de promover um diálogo entre diferentes grupos de pesquisa, a partir do compartilhamento de seus estudos e trajetórias.
O encontro ocorrerá no dia 10 de abril de 2024, no Campus São Paulo do IFSP. A programação completa será lançada em breve. |
De 15/03/2024 até 10/04/2024 |
Realizar Inscrição
|
Oficina de Pintura em Tela: Reimaginando Birigui Através da Aquarela |
Promover o desenvolvimento da criatividade e criticidade por meio da pintura em tela. |
De 25/03/2024 até 31/03/2024 |
Realizar Inscrição
|
Clube do Livro - Biblioteca Anna Deák |
O Clube do Livro da Biblioteca Anna Deák, IFSP Campus Presidente Epitácio, tem o objetivo de promover a leitura para os usuários internos e externos. |
De 12/03/2024 até 10/06/2024 |
Realizar Inscrição
|
Visita Técnica ao Espaço Smart - Tudo para construções secas III. |
Será realizada uma visita técnica com o(a)s aluno(a)s do 3° Módulo do Curso Técnico em Design de Interiores visando o aprofundamento dos conhecimentos e conteúdos ministrados nas disciplinas de Ergonomia (JCRERGO), Ecodesign (JCRECOD) e de Gestão e Empreendedorismo aplicados ao Design de Interiores (JCRGEAD).
A visita técnica será realizada na loja/sede da empresa Espaço Smart, em São José dos Campos, cuja mesma constitui uma organização especializada em construções secas, em especial o sistema construtivo Steel Framing, desde as fundações até os acabamentos finais. Possuem uma linha de produtos e soluções de acabamento completas para obras em Steel Framing, além de produzirem e fabricarem as estruturas e revestimentos para este referido sistema de construção à seco.
O apresentador/colaborador João Paulo Marques - consultor de vendas da empresa Espaço Smart irá acompanhar toda a visita expondo todas as informações e produtos em construção seca disponíveis para construções secas que a organização oferece. O local do evento (Espaço Smart) está localizado na Rua Valparaíso, 99, Jardim América, São José dos Campos/SP (Referência: o local fica em uma rua paralela à Avenida Bacabal).
Os participantes deverão se descolar até o local da visita por meio de recursos próprios. Espera-se contribuir para um maior aprofundamento e aquisição de conhecimentos diversificados para uma melhor formação dos nossos alunos/participantes. |
De 14/03/2024 até 08/04/2024 |
Realizar Inscrição
|
III Simpósio de Literatura Latino-americana contemporânea: tensões, imaginários e intersecções |
III Simpósio de Literatura Latino-americana contemporânea: tensões, imaginários e intersecções (II SILLAC), organizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) Campus Itaquaquecetuba, em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), a Universidade Estadual de Londrina (UEL), a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e a Universidade de Pernambuco (UPE). O evento terá como sede o IFSP – Campus Itaquaquecetuba e ocorrerá de maneira híbrida entre os dias 09 e 11 de setembro de 2024. O III SILLAC promove o diálogo e o intercâmbio de experiências entre pesquisadore(a)s brasileiro(a)s e estrangeiro(a)s, que se dedicam aos estudos da literatura latino-americana contemporânea, entendida como a produção literária realizada a partir de 1970. O evento será totalmente gratuito e reunirá atividades como mesas-redondas temáticas com pesquisadores e escritores nacionais e sessões de comunicação livre. |
De 04/03/2024 até 03/09/2024 |
Realizar Inscrição
|
I Seminário de Estudos Linguísticos e de Ensino de Línguas (I SELINEL) |
O I Seminário de Estudos Linguísticos e de Ensino de Línguas (I SELINEL) é organizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) Campus Itaquaquecetuba e Campus São Paulo, em parceria com a Universidade Federal de Roraima (UFRR) e seu Colégio de Aplicação (CAp - UFRR). O evento terá sede nas unidades do IFSP , bem como na UFRR e CAp-UFRR, ocorrendo de maneira híbrida entre os dias 24 e 26 de abril de 2024.
O I SELINEL tem como objetivo promover o diálogo e o intercâmbio de experiências entre pesquisadore(a)s brasileiro(a)s e estrangeiro(a)s, que se dedicam aos estudos linguísticos e de ensino de línguas na América Latina.
O evento será totalmente gratuito e reunirá atividades como mesas-redondas temáticas com pesquisadores e teóricos da área, bem como sessões de comunicação oral vinculadas a grupos temáticos e exposição de pôsteres. |
De 15/01/2024 até 15/04/2024 |
Realizar Inscrição
|
Experiência, liderança funcional e Comunicação assertiva com encantamento |
Experiência. Liderança funcional e Comunicação assertiva com encantamento
Nessa experiência você vai entender melhor como melhorar sua comunicação, persuasão e técnicas que te ajudarão a encantar por onde passar.
Além disso, vamos falar sobre liderança que gera resultados significativos e como potencializar suas falar gerando maiores valores em sua vida profissional e pessoal, afinal, eu pergunto a você, Qual imagem você tem passado ao se comunicar, quando alguém te olha, o que essa pessoa enxerga em você. |
De 14/03/2024 até 02/04/2024 |
Realizar Inscrição
|
Visita à Estação de Tratamento de Água (ETA - Cerrado/Sorocaba) |
A visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) tem por intuito conhecer do processo necessário e efetuado no tratamento da água bruta, desde a sua captação, etapas do tratamento, e sua distribuição para a população de Sorocaba realizado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (SAAE-Sorocaba). O público-alvo são estudantes do 2º ano do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio do Câmpus Sorocaba. Objetivos: Propiciar conhecimento do processo de tratamento recebido pela água consumida na cidade de Sorocaba; Levá-los a refletir a respeito da situação dos recursos hídricos, ambientais e a necessidade da preservação e uso racional destes recursos; Mediar a desconstrução da ideia de “País de recursos naturais e hídricos abundantes e inesgotáveis”; Incentivar a reflexão sobre as questões ambientais e a influência das práticas diárias individuais, familiares e comunitárias nestas questões; Informar a respeito do trabalho do SAAE, bem como suas implicações na área da saúde, meio ambiente e qualidade de vida da população. |
De 06/03/2024 até 10/05/2024 |
Realizar Inscrição
|
FEIMEC - Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos |
Promover ação de extensão a alunos do IFSP-SJP.
Promover integração entre os alunos.
Promover aos alunos acesso a fonte de novos conteúdos, tendências e tecnologias para a indústria. |
De 18/03/2024 até 30/04/2024 |
Realizar Inscrição
|
Banca de TCC - João Paulo Reis Salgueiro |
Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso do aluno João Paulo Reis Salgueiro. |
De 14/03/2024 até 31/03/2024 |
Realizar Inscrição
|
Visita técnica ao Reator Nuclear IEA-R1 |
No IPEN (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares), que fica dentro do campus da USP, no bairro do Butantã, existe um reator nuclear que está em operação desde 1957: o IEA-R1.
Embora os reatores nucleares sejam mais famosos pela capacidade de produzir energia elétrica, o IEA-R1 tem funções diferentes: fazer pesquisa científica e produzir radio fármacos, que são produtos usados na medicina nuclear para fazer diagnóstico e tratamento de doenças como o câncer.
Os estudantes do 3° e 5° semestre do Bacharelado em Engenharia Mecânica do IFSP - campus Itaquaquecetuba terão a oportunidade de realizar a visita guiada ao reator e ao acelerador de elétrons do IPEN. |
De 17/03/2024 até 31/03/2024 |
Realizar Inscrição
|
Trabalho de Conclusão de Curso do discente Gehad Kamel Bou Assi, intitulado "TEOREMAS INUSITADOS DA GEOMETRIA PLANA: APRESENTAÇÃO E DEMONSTRAÇÕES" |
Apresentação de TCC |
De 19/03/2024 até 28/06/2024 |
Realizar Inscrição
|
I SARAU DE EDUCAÇÃO MATEMATICA |
O evento tem como objetivo discutir as principais Tendências em Educação Matemática. |
De 19/03/2024 até 23/04/2024 |
Realizar Inscrição
|
Arduino Day 2024 |
O Arduino é uma plataforma de fabricação digital que permite a concepção e materialização de diferentes projetos, sendo hoje, juntamente com a impressão 3D, Internet das Coisas - IoT e Inteligência Artificial - IA, uma das principais ferramentas tecnológicas para o desenvolvimento de projetos em eletrônica, computação, automação e diversas áreas. O Arduino Day é realizado desde 2018 no Campus Hortolândia do IFSP sendo considerado já um evento tradicional no calendário acadêmico. São realizadas oficinas "mão-na-massa" com a temática do Arduino, Impressão 3D, robótica, Internet das Coisas e outras. As oficinas não tem pré-requisitos e são abertas aos estudantes do campus, comunidade de Hortolândia e região, professores e estudantes de escolas da região e convidados. Ao final os participantes recebem certificado de participação no evento.
Nesse ano o evento ocorrerá no dia 13 de abril com oficinas realizadas nos períodos da manhã - das 09h as 12h30 com inscrições são realizadas por meio digital. O evento é totalmente gratuito. |
De 25/03/2024 até 10/04/2024 |
Realizar Inscrição
|
Aula Magna do Curso de Bacharelado em Administração |
A aula Magna vislumbra a integração de docentes, discentes e público externo por meio de um evento que promova conhecimento e ao mesmo tempo gere oportunidades para as pessoas se conhecerem. Desta forma, é um momento em que o curso de Administração se programa para unir os estudantes em um único espaço para uma aula inaugural realizada por um profissional com ilibada carreira empresarial e trajetória acadêmica. |
De 22/03/2024 até 16/04/2024 |
Realizar Inscrição
|
Visita Técnica - Vinícola XV de Novembro |
A visita técnica será na empresa e vinícola XV de Novembro localizada no Roteiro do Vinho de São Roque. É destinada APENAS para os alunos da disciplina Introdução à Extensão do semestre letivo 2024.1.
Será no dia 08 de abril de 2024
Terá duração de 3 horas
Horário: Início 10hrs início (saída do IFSP campus São Roque) - Fim 13hrs saída da empresa
Os alunos irão em veículos próprios
A professora Tarina Unzer Macedo Lenk, acompanhará o grupo de alunos. |
De 22/03/2024 até 08/04/2024 |
Realizar Inscrição
|
Treinamento para Maratona de Programação InterIF24 - Campus Itapetininga |
Mini curso para treinamento de alunos do IFSP Campus Itapetininga para participação na maratona de programação InterIf 2024. |
De 27/03/2024 até 04/04/2024 |
Realizar Inscrição
|
60 anos do golpe de 1964: memórias catanduvenses |
O evento tem por objetivo rememorar - no sentido de lembrar coletivamente - o golpe político (civil e militar) de 1964 a partir de depoimentos de cidadãos catanduvenses que o vivenciaram e/ou possuíram parentes que foram perseguidos pelo regime instalado no país no mesmo período. Além das falas, feitas em parceria com o Sinasefe-SP e o Centro Socialista do município, serão exibidas fotografias e outras artes alusivas ao período. |
De 29/03/2024 até 01/04/2024 |
Realizar Inscrição
|
Oficina: Fossa de baixo custo |
Oficina ofertada ao assentamento rural de Iaras a fim de servir como ação de treinamento dos Bolsistas do projeto Profor-Ext, onde será feita a instalação de fossa de baixo custo. |
De 27/03/2024 até 05/04/2024 |
Realizar Inscrição
|
Visita Técnica na Bebidas Funada - Presidente Prudente/SP |
A Visita Técnica pode ser considerada como um mecanismo de interação entre "escola" e organização, caracterizando desta forma o contato in loco de alunos e organização. Neste ponto, tem-se o objetivo de complementar os conteúdos didáticos das disciplinas ministradas com práticas específicas e aprimoradas no ambiente dinâmico das organizações. Isto posto, apresenta-se como grande oportunidade para que os estudantes presenciem, aprimorem, troquem experiências com os mais diversos profissionais inseridos no mercado de trabalho. Sendo assim, a visita técnica à Industria e Comercio de Bebidas Funada Ltda., localizada no município de Presidente Prudente/SP, tem como objetivo principal o de fazer com que os discentes assimilem teorias estudadas num contexto organizacional prático e ocorrerá no dia 10/04/2024 (quarta-feira), com início previsto para as 09h00.
A visita técnica é organizada pelos alunos da disciplina Atividades de Extensão III, do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, e direcionada aos alunos do campus Presidente Epitácio/SP com idade maior ou igual a 18 anos. O transporte se dará através de ônibus fretado pelos alunos ao custo de R$40,00 por pessoa. São 50 vagas e as inscrições serão de 25/03/2024 a 01/04/2024. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição e as inscrições excedente comporão uma lista de espera. O pagamento deverá ocorrer via PIX, chave 47388519858, Mylena Ferreira Lima Rodrigues Lourenço, até o dia 01/04/2024. Caso alguém não efetue o pagamento até a respectiva data, a inscrição será cancelada e será chamada a próxima pessoa da lista de espera, a qual terá até o dia 05/04/2024 para realizar o pagamento. A saída se dará do IFSP campus Presidente Epitácio às 07h00 do dia 10/04/2024, sem um horário predefinido para retorno.
Os participantes deverão trajar calça (exceto do tipo destroyed jeans) e calçado fechado (sapato, tênis ou bota). Pessoas com cabelos compridos, deverão ir com os mesmos presos. Caso essas orientações não sejam cumpridas por algum participante, o mesmo será limitado ao auditório da empresa. |
De 25/03/2024 até 01/04/2024 |
Realizar Inscrição
|
Educação e Socioeducação de Pessoas Privadas de Liberdade: Acolher para Incluir |
Em 2021, 17.380 pessoas, entre adultos e adolescentes em privação de liberdade, se inscreveram no Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL), somente no estado de São Paulo, o que representa um salto de 36% em relação a 2020. Esses dados indicam que, em que pese uma realidade pautada pela violência, superlotação, insalubridade, falta de assistência básica, etc. a educação continua desempenhando um papel importante no processo de ressocialização de pessoas privadas de liberdade. Neste bate-papo com o Drndo. Cristiano Rodineli, debateremos como esse dado se relaciona com o acolhimento e processos de inclusão dessas pessoas. |
De 26/03/2024 até 22/04/2024 |
Realizar Inscrição
|
Encontro da Formação Continuada: Contribuições da Educação no Enfrentamento da Emergência Climática |
Diante das constantes mudanças climáticas que o planeta vem sofrendo, faz-se necessário uma reflexão e uma educação voltada para o desenvolvimento de atitudes que contribuem para minimizarmos os impactos ambientais, neste sentido, o encontro da formação continuada apresenta a professora Dra. Adriana Massaê Kataoka, com o objetivo de trazer luz ao tema e mostrar como agentes da educação podem contribuir para enfrentarmos essa emergência. |
De 26/03/2024 até 07/04/2024 |
Realizar Inscrição
|
AMPLIFICA - Receita Cidadã: Uma Receita de Transformação Social |
Palestra Receita Cidadã: Uma Receita de Transformação Social, com Eduardo Augusto Caimbro |
De 27/03/2024 até 02/04/2024 |
Realizar Inscrição
|
Roda de Conversa: Dia Mundial do Autismo. |
Roda de Conversa sobre o Dia Mundial do Autismo, com Mães de Autistas como palestrantes. |
De 28/03/2024 até 03/04/2024 |
Realizar Inscrição
|
Visita à FEICON-SP 2024 |
A FEICON é a mais completa feira do setor de construção civil e arquitetura da América Latina e oferece oportunidades de negócios e relacionamento para todos os profissionais desta indústria. Junto com os principais players e com mix completo de produtos em acabamentos, estruturas, instalações e externos, a FEICON dita tendências, apresenta tecnologias e lançamentos, além de grade de conteúdo e atrações para varejistas, distribuidores, engenheiros, construtores, arquitetos e demais profissionais do mercado de construção civil! |
De 27/03/2024 até 04/04/2024 |
Realizar Inscrição
|
Verde Perto III |
Palestra "Iniciação a Permacultura", ministrada pelo Prof. Dr. Vicente R. S. Cezar das 14h até 16h, no IFSP - CJO. |
De 27/03/2024 até 09/04/2024 |
Realizar Inscrição
|
Recepção de ingressantes e integração de turmas do Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia |
Recepção de ingressantes e integração de turmas do Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia.
Serão apresentadas as experiênciasde estágio de alunos veteranos que fizeram safra, seguido de apadrinhamento dos calouros. |
De 27/03/2024 até 29/03/2024 |
Realizar Inscrição
|
Seminários de Pesquisa - Colonialidade e Modernidade na Perspectiva de Walter Mignolo |
Seminários de Pesquisa - Colonialidade e Modernidade na Perspectiva de Walter Mignolo |
De 28/03/2024 até 02/04/2024 |
Realizar Inscrição
|
Debate: "Ditadura nunca mais! 60 anos do golpe militar de 1964" |
Na próxima terça-feira, dia 2 de abril, às 19:00, será realizado o debate "Ditadura nunca mais! 60 anos do golpe militar de 1964", que debaterá os 60 anos do golpe de 1964, que iniciou o período da ditadura militar no Brasil e que durou mais de duas décadas. O golpe militar foi consumado com a destituição do presidente João Goulart por uma junta militar, em 31 de março de 1964 e pôs fim à República Nova. No período da ditadura militar houveram inúmeras violências e crimes praticados por agentes públicos do governo brasileiro. Em 2024, que lições necessitamos aprender com esse acontecimento histórico da História do Brasil?
Os debatedores são Lincoln Ferreira Secco, professor livre docente de História Contemporânea no Departamento de História da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e Jose Rodrigues Mao Junior, professor doutor de História no Campus Cubatão do Instituto Federal de São Paulo. |
De 28/03/2024 até 02/04/2024 |
Realizar Inscrição
|