Apresentação |
Dias do evento: 24/02; 25/02 ; 26/02 e 28/02/2025
Resumo:
O treinamento de mão-de-obra para a construção civil tem sido um tema constante para o aprimoramento profissional e pessoal dos trabalhadores. A união da teoria e a prática em forma de exercícios práticos de execução de alvenarias é uma das formas mais lúdicas e didáticas para o aprendizado de conceitos básicos de prumo, nível, amarrações, além do reforçamento do aprendizado do trabalho em equipe. Esta atividade propõe a execução de uma alvenaria de tijolos maciços, em 7 fiadas, em formato de “T” e de “L” proporcionando O espaço para execução da atividade será compartilhado com o da disciplina de Práticas Construtivas para o curso Técnico em Edificações do IFSP – Campus São Paulo, sendo um local coberto e iluminado, portanto podendo ser utilizado mesmo em um tempo chuvoso.
Justificativa:
Proporcionar aos profissionais da construção civil (estudantes do ensino médio, técnicos, estudantes e formados de Engenharia Civil e de Arquitetura e interessados da Construção Civil) a execução de uma alvenaria de tijolos maciços, em 3 fiadas, em formato de “T” e de “L” proporcionando Assim, no final desta atividade, o aluno verificará vários conceitos da teoria da execução de alvenaria na prática. Apesar de constar , no Curso Técnico em Edificações, as aulas Práticas em Alvenaria, no período da Pandemia de COVID-19 não houve estas aulas de forma presencial.
Fundamentação teórica:
Segundo Fujimoto (2005): “Em geral, percebe-se que após os treinamentos, a integração do trabalhador, empresa e seus pares é eficaz, melhorando a qualidade de serviço, interação entre as equipes e, principalmente, a satisfação pessoal. Ao privilegiar a abordagem humanística, através da educação permanente, reconhece-se que entre o comportamento e o desempenho há o valor das pessoas.”
A escolha do sub-sistema escolhido: alvenaria de tijolos cerâmicos maciços, que faz parte do edifício com a função de vedação, devendo ser realizado com prumo e nível corretos.
Segundo Graco (2019): De todos os componentes de um prédio tradicional, a alvenaria é, provavelmente, o elemento mais representativo da arte de edificar e demonstra-se como denominador comum de múltiplas culturas construtivas.
Objetivo geral:
− Identificar instrumentos de execução de alvenaria;
− Organizar os espaços;
− Conhecer técnicas de execução de alvenaria (tipos de paredes, amarrações níveis e prumos);
− Coordenar o processo de transporte de materiais, manuseio dos tijolos e montagem da alvenaria seguindo as instruções de normas técnicas relativas à segurança do trabalho.
Metodologia da execução do projeto:
As etapas correspondentes a uma obra são simuladas nesta atividade, com a seguinte sequência:
a) Desconstrução de um elemento de alvenaria existente no espaço, respeitando aos requisitos de aproveitamento de materiais;
b) Organização dos elementos retirados na desconstrução em local pré-definido;
c) Ergonometria na atividade, com o cuidado, por exemplo, em levantar e abaixar de maneira correta ;
d) Locação de obra, onde são transferidas as medidas do projeto para o real;
e) Execução de argamassa de assentamento, com as corretas misturas de materiais;
f) Assentamento de alvenarias em “T” e em “L” com a preocupação de juntas verticais desencontradas,
g) Verificações de prumo e nível em todas as fiadas.
Acompanhamento e avaliação do projeto durante a execução:
As atividades referentes à desconstrução de uma atividade serão verificadas pela correta verificação do armazenamento de produtos; as atividades referentes à execução da alvenaria terão as verificações utilizando as ferramentas de prumo e nível de bolha. |