Apresentação |
A interdisciplinaridade está na crista da onda da educação. Atribuem a ela a responsabilidade de garantir inovação, tão necessária no mundo contemporâneo, especialmente na formação profissional. Fácil falar, difícil fazer? Este minicurso destina-se a estudantes e docentes interessados em explorar abordagens interdisciplinares no ensino de línguas e em apropriar-se de formas de concretizá-las em sala de aula. O objetivo é relatar experiências de ensino, pesquisa e extensão, uma delas internacional, sobre a integração entre disciplinas/conteúdos, teoria e prática, níveis e modalidades de ensino, articulando esses saberes com a realidade. O conteúdo será apresentado em três momentos: (i) ao discutir a concepção de interdisciplinaridade; (ii) ao descrever metodologias compatíveis com a aplicação de estratégias interdisciplinares; e (iii) ao disponibilizar materiais e sugerir ferramentas que viabilizam práticas interdisciplinares. O referencial teórico baseia-se na concepção freiriana de educação, nas bases conceituais da educação profissional e tecnológica e nas metodologias ativas. Os recursos a serem utilizados – leituras e modelos de exercícios – serão disponibilizados em um drive online, cujo link será enviado por e-mail aos participantes. A travessia pelas pontes interdisciplinares revela que, graças ao trabalho colaborativo, na teoria é uma coisa. E na prática... também! Referências: BACICH, L.; MORAN, J. (Orgs.) Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 18. ed. Campinas: Papirus, 2012. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1996. MOURA, D. H. Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. Holos, Instituto Federal do Rio Grande do Norte, ano 23, v.2, 2007. p. 4-30. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11. Acesso em: 30 jan. 2025. |