Apresentação |
Nosso minicurso tem como objetivo apresentar nossas experiências enquanto professoras da educação básica utilizando algumas ferramentas de inteligência artificial com a finalidade de otimização do trabalho, conhecendo as possibilidades de exploração de alguns recursos para avaliação e a mediação do ensino na prática docente. A metodologia usada será baseada nos pressupostos teóricos metodológicos da pesquisa narrativa segundo Clandinin e Connelly (2000, 2015), que se baseia no princípio de experiência de Dewey (1938 ) em que vida e experiência não se dissocia, pois viver é experienciar e interagir sobre o meio, sendo transformado por ele. Os preceitos linguísticos do nosso minicurso dão-se na perspectiva da linguística aplicada (Celani, 1992), tendo em vista que nossas experiências ocorreram por meio de outras áreas do conhecimento (computacional) para desenvolver saberes linguísticos. Temos como público-alvo professores da Educação básica, coordenadores pedagógicos, pesquisadores na área da linguística aplicada, graduandos do curso de letras e pedagogia e demais profissionais da educação interessados em possibilidades para otimização do trabalho docente. O minicurso será realizado de forma expositiva e prática, em que nós compartilharemos experiências com ferramentas de inteligência artificial e desenvolveremos atividades interativas para que os participantes possam compreender algumas possibilidades de utilização de ferramentas de forma ética no contexto educacional. |