Apresentação |
Documentos podem ser utilizados como fontes primárias em pesquisas nas diversas áreas das ciências humanas e sociais (Sá-Silva; Almeida; Guindani, 2009), uma vez que materializam aspectos sociais da atividade humana. Dessa forma, adotam-se as perspectivas de Cellard (2008) e Rose, McKinley e Baffoe-Djan (2020), que definem a pesquisa documental como o estudo de textos escritos que registram ações humanas em um contexto histórico e cultural específico. Este minicurso objetiva demonstrar como usar os métodos da pesquisa documental para coleta e categorização de dados de editais e provas de concursos públicos recentes para professores de inglês da educação básica. Para atingir esse objetivo, será necessário: a) identificar a prática social do concurso público para professor de inglês no contexto atual; b) considerar estudos anteriores da área de linguagens sobre o tema; e c) examinar os principais elementos que caracterizam os documentos em termos de conteúdo e significado. Além de instruírem a seleção de professores para o serviço público, tais documentos contribuem para a institucionalização (Maia, 2021) de uma prática social democrática (Motta, 2005), regulada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Brasil, 1996). Nesse sentido, as regras gerais e específicas apresentam um alto nível de estabilidade, característica dos gêneros textuais analisados. Entre eles, destacam-se o edital de concurso público (Santos; Nascimento, 2011), a prova (Giorgi, 2006) e o item avaliativo de prova (Castilho, 2010). Esses documentos informam o local e a data do concurso, além de suas etapas, critérios de pontuação e classificação dos candidatos (Santos, 2024). A relevância dessa metodologia de pesquisa para a linguística aplicada se evidencia pela demonstração de parâmetros da pesquisa documental, incluindo particularidades de seus métodos, de modo que se ampliem as possibilidades de uso de documentos em pesquisas da área. |