Apresentação |
Vivemos em uma era pós-pandemia na qual as práticas de ensino-aprendizagem híbridas, isto é, parte online e parte off-line (Moran, 2015; Horn, Staker, 2015), são recomendadas. Isso ocorre porque, conforme Barton e Lee (2015), as mudanças em diferentes áreas da vida, como as impostas pela Covid-19, contribuem para a transformação das práticas e paisagens comunicativas dos sujeitos, incluindo as escolares. Diante desse cenário, é importante que os professores de línguas saibam articular recursos digitais em suas práticas de ensino. Por essa via de pensamento, esta oficina visa capacitar docentes para o uso dos recursos do Google for Education. O trabalho será conduzido por meio do desenvolvimento de letramentos digitais, que são práticas sociais que se entrelaçam ao uso de dispositivos digitais para finalidades específicas (Buzato, 2006; Dudeney, Hockly, Pegrum, 2016), como o ensino-aprendizagem. A escolha dessa plataforma se justifica por ser gratuita e por possibilitar a criação de atividades interativas e colaborativas (Reges et al., 2020). A metodologia adotada será essencialmente prática, proporcionando aos participantes a experimentação direta de cada ferramenta por meio de atividades simuladas. Haverá também momentos de reflexão sobre como essas tecnologias podem ser adaptadas a diferentes níveis de ensino e contextos pedagógicos. Ressalta-se que o trabalho com tecnologias digitais deve ir além da formação técnica (produção de materiais), envolvendo também a reflexão e criticidade somada às habilidades de letramentos digitais (Buzato, 2006). Como resultado, espera-se que, ao final da oficina, os participantes consigam aplicar funcionalidades básicas do Google For Education às suas práticas de ensino. |