Apresentação |
II Workshop Da Rede SARndbox Brasil: A SARndbox aplicada ao ensino de Geomorfologia
RESUMO
O uso de novas tecnologias no ambiente escolar vem se consolidando como uma excelente estratégia de aprendizagem no ensino de diversos componentes curriculares. No ensino de Geografia não é diferente. Assim como diversos outros aparatos tecnológicos, o uso da realidade aumentada tem proporcionado aos educadores uma nova abordagem pedagógica, se valendo de diversas ferramentas tecnológicas para desenvolver a capacidade criativa dos estudantes e, ao mesmo tempo, oferecer um espaço de trocas e de estímulo à aprendizagem. Assim como preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), principal norteador das metodologias e práticas de ensino no âmbito da ducação básica no Brasil, a capacidade de reconhecer espacialmente diversos fenômenos, formas de representação e desenvolver o pensamento espacial são algumas das principais habilidades e competências exigidas dos alunos no componente curricular de Geografia nos ensinos fundamental e médio (BRASIL, 2018). No entanto, é necessário que os alunos possuam a sua disposição instrumentos capazes de estimular e imergir os mesmos na realidade espacial.
Desse modo, dentre os diversos recursos tecnológicos existentes no campo educacional, a caixa de areia de realidade aumentada (SARndbox) aparece como alternativa para o tratamento de conteúdos abstratos, onde a visualização dos fenômenos socioambientais se faz complexa devido à distância entre a teoria e a prática. A caixa de areia de realidade aumentada permite aos estudantes estruturar a paisagem na areia, enquanto o Kinect rastreia mudanças na elevação. Enquanto isso, um projetor exibe uma topografia virtual com a correspondente elevação em um gradiente de cores. Ao mover a mão sobre a areia, uma chuva artificial é gerada e a água flui de forma realista sobre a paisagem formando lagos e mares (Reed et al., 2014). A utilização da caixa de areia de realidade aumentada irá possibilitar a elaboração de planos de aula mais diversificados, uma vez que o uso das tecnologias em sala de aula proxima os alunos dos conteúdos trabalhados promovendo um ambiente mais propício para o aprendizado e para o engajamento nos projetos propostos. A visualização de fenômenos geográficos como a formação de diferentes tipos de relevo, bacias hidrográficas, movimentação de placas tectônicas, formação de lagos, dentre outros, trará para o ensino de Geografia uma dinamicidade muito relevante, uma vez que diversifica os materiais de apoio pedagógico, alcançando a tão almejada aprendizagem significativa. Portanto, o propósito do workshop é apresentar a ferramenta caixa de areia de realidade aumentada (SARndbox) aos demais participantes do evento, bem como expor algumas das estratégias de utilização dessa ferramenta aplicadas ao ensino de Geomorfologia por meio de atividades teóricas e práticas.
Palavras-chave: SARndbox, Ensino, Geomorfologia.
EMENTA:
Este workshop trará abordagens para o ensino e a aprendizagem de Geomorfologia utilizando a SARndbox (Caixa de Areia de Realidade Aumentada):
1. Introdução à SARndbox: Apresentação da ferramenta SARndbox.
2. Potencialidades: Possibilidades de aplicação no ensino de Geomorfologia e interpretação da Paisagem.
3. Metodologias de ensino: Estratégias para o uso da SARndbox em ambientes de ensino e aprendizagem.
4. Atividade prática: Aplicações práticas realizadas em sala de aula e exposições. |