| Apresentação |
DUA NA SALA DE AULA
Práticas de Ensino e o Desenho Universal para a Aprendizagem
O direito ao acesso, permanência e aprendizagem na escola dos estudantes com deficiência vêm sendo um campo de muitos debates. No entanto, o fato é que diversas barreiras ainda precisam ser quebradas quando se fala de uma inclusão escolar com acessibilidade e qualidade. Por isso, a maneira como o professor vem desenvolvendo o currículo de sua disciplina, frente à perspectiva da Educação Inclusiva, foi o foco deste trabalho. Sobretudo, o fato da necessidade da publicação de estudos voltados ao ensino e ao público da Educação Especial que trouxessem os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) impulsionou esta obra a contribuir com a propagação de práticas de ensino que contemplassem a diversidade existente em sala de aula. Este livro também discute que a inclusão ainda é considerada pelo professor uma dificuldade, tendo em vista que este não se sente preparado para receber os estudantes da Educação Especial e, muito menos, acredita estar apto para adequar o conteúdo curricular. Logo, ao pensar na variabilidade existente na sala de aula, este estudo pretendeu demonstrar que a partir dos princípios do DUA em sala de aula, mudanças metodológicas além de serem benéficas para a inclusão dos estudantes, são necessárias e possíveis de serem realizadas. |