Mostrar/Esconder barra lateral

Abordagens plurais como ponte entre língua portuguesa e outras línguas - (Milan Puh)

Dados do Evento

Nome Abordagens plurais como ponte entre língua portuguesa e outras línguas - (Milan Puh)
Apresentação A proposta deste minicurso é apresentar abordagens plurais (CARAP, 2009) como ponte entre o português e outras línguas no mundo e, posteriormente, trabalhar as possibilidades de sua contemplação no ensino de língua portuguesa tanto enquanto materna como estrangeira para fomentar e preservar a diversidade linguística e cultural na Educação Básica e Ensino Superior. A motivação de oferecer esse minicurso se dá pela escassez de discussões educacionais sobre a pluralidade linguística e cultural brasileira no ensino de língua portuguesa enquanto recurso (ROCHA, 2019; MENDES, 2014), especialmente diante do aumento do reconhecimento dessa diversidade no país, influenciado pela imigração (OLIVEIRA, 2016). A proposta do minicurso fundamenta-se na compreensão de que o histórico plural da língua portuguesa no Brasil permite uma educação linguística plurilíngue (CARBONI, BOENAVIDES, BARILI E MELEU, 2017). Isso beneficia nativos ao acessarem outras línguas e aprendizes de português como língua não-materna ao utilizar seu conhecimento linguístico para facilitar a aprendizagem do português, e não só (FREIRE, PUH e FAVARO, 2022). A metodologia do minicurso consiste na apresentação dos quatro conceitos fundamentais das abordagens plurais para o ensino de línguas (DAL OLMO e ESCUDÉ, 2019). Em seguida, explora as implicações pedagógicas e educacionais no ensino de português em relação a outras línguas (VAILLATI e OLMO, 2018). Aborda a interculturalidade em sala de aula, estimulando a reflexão sobre como integrar o conhecimento linguístico dos alunos, promovendo a consciência e sensibilidade para o plurilinguismo. Conclui com estratégias específicas de intercompreensão, utilizando materiais impressos em português e outras línguas, acompanhados por um data show com conteúdos adicionais. O objetivo final é que os participantes adquiram conhecimentos iniciais sobre a temática e desenvolvam uma mini- proposta de trabalho com abordagens plurais no ensino de português, tanto na modalidade materna quanto não materna, criando pontes para/com outras línguas.
Local IFSP - Campus Itaquaquecetuba Carga Horária 3,00
Início das Inscrições 08/03/2024 Fim das Inscrições 05/04/2024
Início do Evento 24 de Abril de 2024 09:00 Fim do Evento 24 de Abril de 2024 12:00
Inscrição Pública Sim Gera Certificado Sim
Submetido Sim Deferido Sim
Site https://eventos.itq.ifsp.edu.br/selinel

Formulário de Inscrição

Formato CPF: "XXX.XXX.XXX-XX"