Apresentação |
Este minicurso objetiva dialogar a importância de trabalhar obras de literatura indígena
na sala de aula, focando em sua contribuição para formação da identidade leitora
multicultural. A proposta é, de início, apresentar um panorama da literatura de autoria
indígena contemporânea, traçando um caminho desde sua gênese, a oralidade. Entender
a representação do indígena na literatura brasileira e a contribuição para a construção de
estereótipos que ainda circundam o pensamento da sociedade em relação aos povos
indígenas. Silenciados por séculos e contados pelo olhar do outro, assumem o
protagonismo e se inserem no campo literário, produzindo literatura escrita e fazendo
circular suas narrativas ancestrais e outros gêneros textuais, autobiografia, poemas,
crônicas, romances, etc., que dialogam a presença do indígena nos dias atuais e nos mais
diversos espaços, no processo de autoafirmação identitária e busca pelo respeito. O
aporte teórico trará contribuições de Santos (2009) a respeito das matizes de figuração
do indígena na literatura brasileira. Dorrico (2018) apresenta a literatura de autoria
indígena e seus contornos na atualidade e Thiél (2012) ressalta o trabalho com obras de
literatura indígena na sala de aula pela perspectiva da formação leitora. Após as
discussões iniciais, serão apresentadas três obras de autoria indígena: Tekoa:
conhecendo uma aldeia indígena (2011), de Olívio Jekupé, Caçadores de aventura
(2009), de Daniel Munduruku e o Pássaro Encantando(2014), de Eliane Potiguara e as
possibilidades de trabalhos a serem desenvolvidos em sala de aula a partir do corpus. A
apresentação será por meio de slides que serão disponibilizados aos participantes e, ao
final, o espaço será aberto para debate e dúvidas. |