Mostrar/Esconder barra lateral

Foto de Pragmática no ensino de FLE (Francês Língua Estrangeira) – (Katiuscia Cristina Santana)

Dados do Evento

Nome Pragmática no ensino de FLE (Francês Língua Estrangeira) – (Katiuscia Cristina Santana)
Apresentação A Pragmática, um campo da linguística que estuda como o contexto age no significado, desempenha um papel crucial no ensino de Francês como Língua Estrangeira (FLE) e em outros idiomas, já que a comunicação e a compreensão vai além do significado literal das palavras. Saber usar estruturas linguísticas em diferentes situações sociais e culturais é essencial na aprendizagem de uma língua, uma vez que é necessário desenvolver habilidades pragmáticas para interagir de forma apropriada em situações cotidianas. Os alunos precisam não apenas aprender a gramática e o vocabulário, mas também ter consciência da adequação linguística, da polidez, das convenções sociais e das diferenças culturais na comunicação. Considerando essas questões, este minicurso online tem como objetivo abordar aspectos pragmáticos para o ensino de FLE, de forma a promover a consciência dos educadores e seus respectivos alunos sobre os usos linguísticos. Por meio de atividades práticas, tais como simulações da vida real, discussões sobre diferenças culturais na comunicação, análise de textos autênticos e de métodos de FLE, os educadores conduzirão os alunos não só a aperfeiçoarem suas habilidades linguísticas, mas também a compreender melhor o contexto cultural em que o idioma é usado. Desta forma, o minicurso online visa sensibilizar os educadores da importância do contexto comunicativo e suas implicações, destacando que os componentes extralinguísticos são fundamentais no aprendizado de uma língua. Ao integrar a pragmática no ensino de FLE, os educadores capacitam os alunos a se tornarem comunicadores mais competentes e culturalmente sensíveis, preparando-os para interagir efetivamente em ambientes francófonos.
Local IFSP - Campus Itaquaquecetuba Carga Horária 3,00
Início das Inscrições 08/03/2024 Fim das Inscrições 05/04/2024
Início do Evento 24 de Abril de 2024 09:00 Fim do Evento 24 de Abril de 2024 12:00
Inscrição Pública Sim Gera Certificado Sim