Foto de Aprendizagem e ensino de línguas: subjetividade e cidadania – (Phillipe David Rodrigues Alves e Ana Graziele Batista de Matos)

Nome Aprendizagem e ensino de línguas: subjetividade e cidadania – (Phillipe David Rodrigues Alves e Ana Graziele Batista de Matos)
Apresentação A conquista de vagas no mercado de trabalho demanda dos candidatos conhecimento de língua inglesa. Por isso, é essencial que o candidato domine estratégias de leitura e escrita nesse idioma, considerada uma língua franca. Há vários desafios que devem ser encarados quando se refere a aprendizagem de uma língua estrangeira, principalmente os voltados para rompimento das barreiras linguísticas. No caso do surdo sinalizante, essa barreira é ainda maior tendo em vista que a Língua Brasileira de Sinais - Libras - é sua primeira língua e língua natural e o português tem o status de segunda língua, ocupando a língua inglesa o lugar de língua estrangeira. Considerando-se o direito do cidadão seja ouvinte ou surdo à aprendizagem de língua inglesa, como previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Plano Nacional de Educação (PNE), essa oficina tem como objetivo proporciona estratégias pedagógicas de ensino de língua inglesa com intuito de esclarecer dúvidas trazidas pelos professores e estudantes da área de letras com relação ao ensino- aprendizagem de língua estrangeiras, sobretudo com relação as habilidades de leitura instrumental e produção dos gêneros textuais. Sob a perspectiva da linguística sistêmico funcional, compreendemos o uso dos gêneros como uma ferramenta para os estudantes na aprendizagem de língua inglesa por ser uma forma contextualizada e autêntica deles adquirirem o idioma. A oficina será realizada no formato online, os recursos utilizados serão apresentações em powerpoint e exercícios em words e as principais referências bibliográficas deste trabalho acadêmico são Cruz e Morais (2020), Ramos (2004/2012/2017), Thompson (2013) Halliday (19978/1994), Halliday e Matthiessen (2004) e outros para construção e avaliação do material. O pesquisador/professor Phillipe e a pesquisadora/professora Osilene Cruz explicarão como pode ocorrer o processo de ensino de língua inglesa em um ambiente inclusivo, como elaborar materiais didáticos e estratégias pedagógicas voltada para esse público diverso.
Local IFSP - Campus Itaquaquecetuba Carga Horária 3,00
Início das Inscrições 08/03/2024 Fim das Inscrições 05/04/2024
Início do Evento 24 de Abril de 2024 09:00 Fim do Evento 24 de Abril de 2024 12:00
Site https://eventos.itq.ifsp.edu.br/selinel