Apresentação |
A conquista de vagas no mercado de trabalho demanda dos candidatos
conhecimento de língua inglesa. Por isso, é essencial que o candidato domine
estratégias de leitura e escrita nesse idioma, considerada uma língua franca.
Há vários desafios que devem ser encarados quando se refere a aprendizagem
de uma língua estrangeira, principalmente os voltados para rompimento das
barreiras linguísticas. No caso do surdo sinalizante, essa barreira é ainda maior
tendo em vista que a Língua Brasileira de Sinais - Libras - é sua primeira língua
e língua natural e o português tem o status de segunda língua, ocupando a
língua inglesa o lugar de língua estrangeira. Considerando-se o direito do
cidadão seja ouvinte ou surdo à aprendizagem de língua inglesa, como previsto
na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Plano Nacional de Educação
(PNE), essa oficina tem como objetivo proporciona estratégias pedagógicas de
ensino de língua inglesa com intuito de esclarecer dúvidas trazidas pelos
professores e estudantes da área de letras com relação ao ensino-
aprendizagem de língua estrangeiras, sobretudo com relação as habilidades de
leitura instrumental e produção dos gêneros textuais. Sob a perspectiva da
linguística sistêmico funcional, compreendemos o uso dos gêneros como uma
ferramenta para os estudantes na aprendizagem de língua inglesa por ser uma
forma contextualizada e autêntica deles adquirirem o idioma. A oficina será
realizada no formato online, os recursos utilizados serão apresentações em
powerpoint e exercícios em words e as principais referências bibliográficas
deste trabalho acadêmico são Cruz e Morais (2020), Ramos (2004/2012/2017),
Thompson (2013) Halliday (19978/1994), Halliday e Matthiessen (2004) e
outros para construção e avaliação do material. O pesquisador/professor
Phillipe e a pesquisadora/professora Osilene Cruz explicarão como pode
ocorrer o processo de ensino de língua inglesa em um ambiente inclusivo,
como elaborar materiais didáticos e estratégias pedagógicas voltada para esse
público diverso. |