Apresentação |
Este minicurso tem a proposta de trabalhar o uso de gêneros textuais multimodais
no ensino-aprendizagem de língua portuguesa, especialmente na modalidade da
Educação a Distância (EaD). Para tanto, o minicurso se dividirá em duas etapas: 1)
no primeiro dia, desenvolveremos um debate teórico abordando os principais
conceitos acerca de gêneros textuais e multimodalidade, a partir do ponto de vista
de Marcuschi (2002) e (2008), Bakhtin (1997), Dionísio (2007) e Rojo (2012), e
sobre a utilização dos gêneros na EaD, considerando-se o ponto de vista de Preti
(2010) e Silva (2010); 2) no segundo dia, buscaremos desenvolver algumas
atividades práticas com produção de escrita e atividades com recursos audiovisuais
de fixação, a partir do uso com gêneros textuais multimodais específicos. O objetivo
geral é fomentar a importância dos gêneros textuais para um ensino-aprendizagem
eficiente no que diz respeito à língua portuguesa, especialmente por meio do usos
tecnológicos da EaD. Metodologicamente, o minicurso visa concretizar os
seguintes passos: i) coletar dados dos participantes, a partir de se construir alguns
gêneros textuais por meio das experiências de cada participante na utilização de
gêneros textuais multimodais; e, ii) criar gêneros textuais multimodais para fins de
aplicação no ensino-aprendizagem de língua materna em salas de aulas virtuais.
Com o cumprimento do minicurso, espera-se que os participantes sabem identificar
os gêneros e tipos textuais multimodais e possam ter uma base de aplicação no
ensino-aprendizagem de língua portuguesa em aulas da educação a distância. Por
fim, espera-se que este minicurso também contribua com possibilidades de
enfatizar o ensino, não unicamente por meio da gramática, em contextos isolados,
mas, considerando-se uma visão do texto por meio de sua globalidade. |