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Contribuições da fonética e Fonologia para o aprimoramento da pronúncia de brasileiros em língua inglesa – (Lucas Viana Alencar e Marian Oliveira)

Foto de Contribuições da fonética e Fonologia para o aprimoramento da pronúncia de brasileiros em língua inglesa – (Lucas Viana Alencar e Marian Oliveira)

Dados do Evento

Nome Contribuições da fonética e Fonologia para o aprimoramento da pronúncia de brasileiros em língua inglesa – (Lucas Viana Alencar e Marian Oliveira)
Apresentação Desenvolver uma pronúncia inteligível em uma língua adicional tende a ser um dos grandes desafios enfrentados por aprendizes de um novo idioma, sobretudo no início do aprendizado. Dessa maneira, uma das causas dessa dificuldade com o componente sonoro são as distinções e contrastes entre os sistemas fonológicos da língua materna (L1) do aprendiz e da língua-alvo, a L2 (Odlin, 1989). Dito isso, ao desenvolver o componente sonoro do inglês, aprendizes brasileiros podem possuir dificuldades com a percepção e produção distintiva de alguns segmentos vocálicos, como os pares /ɪ/ e /i/, como em live e leave; /ɛ/ e /æ/, como em bed e bad; /ʊ/ e /u/, como em look e Luke. Além disso, os segmentos consonantais do inglês, como / ð, θ/, como em bath e that; /ŋ/, como em sing; /ɹ/, como em red e /ɫ/, como em ball também são sons desafiadores para brasileiros (Alves et al., 2020, Cristófaro-Silva, 2015, Marschepe, 1970). O objetivo desta oficina virtual é auxiliar aprendizes brasileiros a aprimorarem a percepção e pronúncia de pares de vogais e consoantes do inglês que não existem no inventário fonológico do português brasileiro. O público-alvo dessa oficina é aprendizes brasileiros com diferentes níveis de proficiência. Os conteúdos a serem desenvolvidos serão os segmentos vocálicos e consonantais mais desafiadores para aprendizes brasileiros, e como produzi-los de forma mais eficiente em diferentes posições silábicas, além de aprimorar, também, a percepção desses sons. O referencial bibliográfico utilizado para a elaboração dessa oficina tem como base livros que abordam exclusivamente as dificuldades apresentadas por aprendizes brasileiros com a pronúncia na língua inglesa, como os trabalhos de Alves et al. (2020), Cristófaro-Silva (2015), Godow; Gontow; Marcelino (2006), Mascherpe (1970) e Zimmer; Silveira; Alves (2009). Os recursos a serem utilizados serão apresentação em PowerPoint, além de uma atividade de percepção disponibilizada em um formulário online no Google Forms, bem como um momento de prática com auxílio da instrução explícita. Ao final da oficina, espera-se que o aprendiz desenvolva um conhecimento pautado na fonética e fonologia para o aprimoramento da sua percepção e pronúncia em L2, garantindo, assim, uma comunicação mais efetiva no idioma.
Local IFSP - Campus Itaquaquecetuba Carga Horária 3,00
Início das Inscrições 08/03/2024 Fim das Inscrições 05/04/2024
Início do Evento 24 de Abril de 2024 15:00 Fim do Evento 24 de Abril de 2024 18:00
Inscrição Pública Sim Gera Certificado Sim
Submetido Sim Deferido Sim
Site https://eventos.itq.ifsp.edu.br/selinel

Formulário de Inscrição

Formato CPF: "XXX.XXX.XXX-XX"