Mostrar/Esconder barra lateral

Foto de Produção de material didático para curso de Português como Língua Adicional (PLA) – (Ayane Camila de Araújo Silva e Bruna Chacon Kihara)

Dados do Evento

Nome Produção de material didático para curso de Português como Língua Adicional (PLA) – (Ayane Camila de Araújo Silva e Bruna Chacon Kihara)
Apresentação Tendo em vista a grande diversidade linguística brasileira, este minicurso se justifica pela necessidade de sensibilizar e instrumentalizar o professor de Língua Portuguesa para trabalhar com alunos cuja língua materna não é a brasileira e que necessitam desenvolver diferentes capacidades nessa língua. Com base em Gabriel (2018) e Lemos (2011), o minicurso tem como objetivo geral promover a reflexão e a prática de temas relacionados ao ensino de Português como Língua Adicional (PLA) para professores e estudantes de graduação, trazendo para o debate temas importantes para a elaboração desse material. Os objetivos específicos são: ● fornecer subsídios teóricos e metodológicos para a produção de materiais didáticos impressos e digitais de Português como Língua Adicional; ● Discutir conceitos como língua estrangeira, segunda língua, língua adicional, língua franca, língua transnacional e língua de herança; ● Analisar as principais abordagens no ensino de línguas adicionais; ● Conhecer o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) e sua importância para a elaboração de materiais didáticos de Língua Portuguesa; ● Avaliar alguns materiais didáticos de Português como Língua Adicionais disponíveis e discutir critérios para realizar uma análise crítica; ● Elaborar materiais didáticos para o ensino de PLA. Conteúdos a serem desenvolvidos: ● Os conceitos de língua estrangeira, língua segunda, língua adicional, língua de herança, língua franca e língua transnacional; ● Aspectos gerais do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros e sua importância para a elaboração de material didático; ● Abordagens no ensino de PLA (abordagem gramatical, abordagem comunicativa, abordagem intercultural e letramento crítico que envolvem os aspectos pragmáticos e discursivos no ensino-aprendizagem de PLA; ● Apresentação de alguns materiais didáticos de PLA, análise, seleção, adaptação e produção.
Local IFSP - Campus Itaquaquecetuba Carga Horária 3,00
Início das Inscrições 08/03/2024 Fim das Inscrições 05/04/2024
Início do Evento 24 de Abril de 2024 15:00 Fim do Evento 24 de Abril de 2024 18:00
Inscrição Pública Sim Gera Certificado Sim