Apresentação |
Tendo em vista a grande diversidade linguística brasileira, este minicurso se
justifica pela necessidade de sensibilizar e instrumentalizar o professor de Língua
Portuguesa para trabalhar com alunos cuja língua materna não é a brasileira e que
necessitam desenvolver diferentes capacidades nessa língua. Com base em Gabriel (2018)
e Lemos (2011), o minicurso tem como objetivo geral promover a reflexão e a prática de
temas relacionados ao ensino de Português como Língua Adicional (PLA) para professores
e estudantes de graduação, trazendo para o debate temas importantes para a elaboração
desse material. Os objetivos específicos são:
● fornecer subsídios teóricos e metodológicos para a produção de materiais didáticos
impressos e digitais de Português como Língua Adicional;
● Discutir conceitos como língua estrangeira, segunda língua, língua adicional, língua
franca, língua transnacional e língua de herança;
● Analisar as principais abordagens no ensino de línguas adicionais;
● Conhecer o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros
(Celpe-Bras) e sua importância para a elaboração de materiais didáticos de Língua
Portuguesa;
● Avaliar alguns materiais didáticos de Português como Língua Adicionais disponíveis
e discutir critérios para realizar uma análise crítica;
● Elaborar materiais didáticos para o ensino de PLA.
Conteúdos a serem desenvolvidos:
● Os conceitos de língua estrangeira, língua segunda, língua adicional, língua de
herança, língua franca e língua transnacional;
● Aspectos gerais do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para
Estrangeiros e sua importância para a elaboração de material didático;
● Abordagens no ensino de PLA (abordagem gramatical, abordagem comunicativa,
abordagem intercultural e letramento crítico que envolvem os aspectos pragmáticos e
discursivos no ensino-aprendizagem de PLA;
● Apresentação de alguns materiais didáticos de PLA, análise, seleção, adaptação e
produção. |